O Governo da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), disponibiliza mais um serviço com foco nas famílias atendidas na Fundação em João Pessoa: a sala Te Acolher. O espaço funciona no anexo da Coordenadoria de Atendimento à Pessoa Autista e foi inaugurado em novembro do ano passado, como local de reforço ao atendimento dos pais e responsáveis. A iniciativa é considerada uma aliada importante desse segmento.
A Funad percebeu a necessidade de ampliar o olhar cuidadoso para esse núcleo, fortalecendo as ações e garantindo um acolhimento ainda mais humanizado e terapêutico. O Te Acolher oferece espaço para diálogos, partilha de anseios, experiências e informações de interesse comum, desde as queixas, até as vitórias de cada usuário, que podem servir de exemplos para as demais pessoas que se integram a ele.
O setor funciona nos dois turnos e é conduzido por uma equipe multidisciplinar, reafirmando o compromisso do Governo do Estado de ser parte integrante e atuante da rede de apoio. A meta é disponibilizar dedicação especial às famílias, fortalecendo o olhar humanizado e com serviço de excelência.
A sala Te Acolher funciona como braço da Reabilitação. Enquanto os usuários passam pelos processos terapêuticos e atividades complementares, como esportes e artes, as famílias são acompanhadas por profissionais, com diversas atividades. “É um espaço de escuta, acolhimento, compartilhamento de vivências e apoio permanente de psicólogos, psicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e arte educadores”, detalhou a presidente da Funad, Simone Jordão.
“Além de ser um espaço de vivência e apoio emocional, o Te Acolher é um lugar de resgate do potencial criativo das famílias, com cuidados pessoais, palestras e vivências coletivas, fortalecendo a dignidade e qualidade de vida de todos e, naturalmente, dos usuários, que encontram um ambiente muito mais saudável, com novas possibilidades e garantia dos seus direitos, já que as famílias estão mais fortes e cuidadas”, completou Simone.
Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto estão rodas de conversas, serviços de saúde, como verificação da pressão arterial e glicemia, exames citológicos, mamografia, embelezamento, sessões de cinema, relaxamento, podologia, oficinas de memória, atividades de dança, música, teatro e artesanato.
Também ocorrem momentos de interação entre famílias e reabilitadores, como forma de ampliar o processo terapêutico, fortalecer laços e reforçar o cuidado com esse público. O acesso ao serviço é baseado na demanda espontânea, com capacidade de atender até 700 famílias que são acompanhadas pela coordenação. Muitas dessas atividades são resultado de parcerias entre a Funad e outras instituições.
Para Maria Jose do Nascimento, mãe da usuária Iris Araújo da Silva, o serviço Te Acolher transformou a vida de todos. Carregada de emoção, ela revela que muitas vezes chegava à Funad chorando, esgotada, com vontade de desistir de tudo mas, ao ser atendida pela equipe, percebeu que não estava só.
“Eu chegava aqui desesperada, me sentindo um lixo, mas ao ser cuidada, não apenas como a mãe de uma autista, mas como uma mulher, uma pessoa que precisa ser acolhida, apoiada e valorizada, me enchi de esperança. Participo das terapias, eles cuidam de mim, da minha saúde, da minha mente e, principalmente, do meu coração. Hoje sei que posso contar com esse serviço maravilhoso da Funad e me sinto fortalecida para aguentar as lutas diárias. Chego chorando e saio sorrindo”, brincou.
Mín. 24° Máx. 29°