Uma experiência de conhecimento sobre as tradições juninas e com a oportunidade de conhecer paisagens peculiares ao ambiente do semiárido nordestino. A famtour promovida pelo Sebrae/PB, nesta terça-feira (12), teve esse propósito e reuniu agentes de viagens de diferentes estados do país para compartilhar os atrativos turísticos da Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões, na cidade de São José do Sabugi, no sertão paraibano.
A programação da famtour iniciou pela manhã com uma visita à Casa da Música Nelson Rodrigues de Oliveira. No local, os participantes acompanharam uma apresentação de sanfonada e orquestra com músicos da cidade. Em seguida, a passagem pelo centro de comercialização ficou marcada pela degustação de pratos típicos da região, música ao vivo com trio de forró e apresentação dos papangus, tradição que remete ao período carnavalesco no município.
Conforme a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o objetivo é divulgar e comercializar a Rota dos Festejos Juninos todos os meses do ano e estimular o desenvolvimento do turismo e toda sua cadeia produtiva. “Nossa proposta é que, até 2026, possamos interligar os 223 municípios da Paraíba com essa atividade econômica que é o turismo. A cultura autêntica hoje é uma tendência de turismo no mundo inteiro”, explica.
O almoço do grupo aconteceu no restaurante Terra, estabelecimento conhecido por oferecer uma rica experiência em valorização da gastronomia local, incluindo cardápio com sobremesas e amplo espaço com destaque para decoração com itens característicos da vegetação e do ambiente sertanejo.
Para o prefeito do município de São José do Sabugi, Segundo Domiciano, a iniciativa é uma oportunidade de fortalecer o desenvolvimento econômico e valorizar cada vez mais os atrativos da cultura local. “Nosso município tem muitos atrativos e nós estamos incentivando para que cada vez mais nossa cultura seja reconhecida e valorizada para atrair mais turistas. Temos o São Pedro, que representa uma tradição de mais de 50 anos, a realização da cavalgada que é uma das maiores da região nordestina, o desenvolvimento das energias renováveis e tudo isso contribui para movimentar o ambiente econômico, gerando mais oportunidades, mais renda e o crescimento de São José, enfatiza.
Cristina Martins é natural do estado de São Paulo e participou da famtour para conhecer pela primeira vez o território do sertão. Ela conheceu a Paraíba há 15 anos e desde então viaja com frequência. “Eu conheci a Paraíba e fiquei apaixonada, de lá pra cá comecei a vir sempre para João Pessoa, me encantei tanto que eu tinha vontade de morar lá. Comprei um flat, mas não deu certo morar porque não consegui transferência do serviço. Então me satisfiz com o flat e hoje venho tipo duas, três vezes por ano. Agora estou tendo a oportunidade de conhecer o interior do estado e o que mais me chama atenção é essa cultura forte, a música. Estou apaixonada por tudo isso”, disse.
Foram realizadas visitas também na pousada Branca de Neve e no Ateliê de Moda da Tica, com destaque para apresentação da história de mulheres que atuam no segmento da moda junina e realização de desfile e exposição de peças. O encerramento da programação aconteceu na Casa Grande, construção centenária que marca o crescimento de muitas gerações. Um café da tarde também foi servido com música e quadrilha junina aos participantes.
Fortalecendo o turismo de interior
Além de incentivar o turismo em municípios do interior paraibano, a Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões é uma ação que busca, de maneira integrada, a construção de uma ampla agenda com a inclusão de diferentes cidades, visando a geração de emprego e renda. Destacam-se nesse projeto a valorização de experiências no setor da gastronomia, assim como a divulgação da produção do artesanato e as paisagens naturais do sertão.
A corretora de imóveis no mercado internacional, Thamara Bastos Silva, ressaltou que o acolhimento das pessoas foi uma marca impactante na experiência de vivenciar o roteiro. “Está sendo impactante vivenciar essa recepção no sertão e ter a oportunidade de desbravar a Paraíba e mostrar para o mundo suas riquezas culturais”, comentou.
Várzea
Na quarta-feira (13) a famtour continua com visita ao município de Várzea. O primeiro local a ser conhecido pelo grupo é o Quilombo de Pitombeira, comunidade reconhecida pelo Incra e que foi criada na segunda metade do século XIX por quatro ex-escravizados.
A programação inclui uma recepção com a irmandade do Rosário dos Pretos (Banda Cabaçal) e café da manhã com produtos que são produzidos por uma padaria comunitária existente no próprio Quilombo.
Estão previstas ainda, danças de coco de roda, quadrilhas juninas, oficina de como produzir chapéu de palha e tranças, experiência gastronômica com comidas típicas e visitas a um memorial e a capela da Quixaba, local onde será ilustrado a realização de um casamento matuto. O encerramento acontece na cidade com apresentações culturais no Mercado Público.
Salgadinho
Já na quinta-feira (14) é a vez da famtour chegar a Salgadinho, município que também é conhecido pela prática do turismo de aventura. A programação inicia na Casa de Farinha, localizada no Sítio Olho D`água, onde será servido um café da manhã junino, com farinhada e música ao vivo.
Em seguida, o grupo seguirá até a Casa do Artesanato. No local, será ofertada uma oficina de fuxico, técnica comum praticada pelo artesanato. O almoço será servido no restaurante “O Casarão”. No turno da tarde, a agenda inclui uma visita ao túnel da Barragem Velha e apresentações culturais, além de passagem pela Ponte Férrea, para acompanhar a demonstração da prática do rapel. O encerramento será no Mirante da Santa Rezadeira, com vista ao pôr do sol e apresentação da Ave Maria ao som da sanfona.
A Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões é composta por seis municípios. São eles: Patos, Santa Luzia, São Mamede, Salgadinho, São José do Sabugi e Várzea.
Mín. 24° Máx. 29°