No período de 13 a 17 de maio a Paraíba recebe a etapa Nordeste do Encontro Regional da Política Nacional de Atenção às Mulheres Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional, com o objetivo de promover o diálogo e o intercâmbio de conhecimento relativo às ações voltadas às mulheres custodiadas e egressas.
O secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves de Albuquerque, destaca que a política de atenção às mulheres privadas de liberdade e egressas do sistema prisional está inserida no conjunto de políticas do Governo da Paraíba voltadas às reeducandas e egressas.
A programação contará com a exibição, aberta ao público, e o debate a respeito do documentário "Olha pra Elas", que tem direção de Tatiana Sager, roteiro de Renato Dornelles, e busca conectar o universo feminino ao encarceramento. O documentário foi gravado em seis unidades prisionais femininas do Rio Grande do Sul e São Paulo, e conta a história de quatro mulheres aprisionadas e que sofrem com a falta dos filhos.
Participam do evento, representantes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), representantes das Secretarias de Administração Penitenciária de todos os estados do Nordeste, da Secretaria de Administração Penitenciária de Santa Catarina, bem como das unidades prisionais da Paraíba.
Além do documentário, serão realizadas oficinas de elaboração, implementação e avaliação de Planos Estaduais e o compartilhamento de boas práticas por parte dos estados.
O documentário será exibido no auditório do anexo da Câmara Municipal de João Pessoa, situado à Rua das Trincheiras, no dia 14 de maio, às 9h e será aberto ao público.
Para Leilane Soares, que coordena a política de assistência às mulheres privadas de liberdade junto à Gerência Executiva de Ressocialização da Seap/PB, o encontro representa um importante momento de diálogo e compartilhamento de experiências entre os estados do Nordeste, que apresentam situações semelhantes e essa interação pode contribuir para o surgimento de novos projetos no sistema prisional de cada estado, além de uniformizar os planos estaduais de atenção às mulheres privadas de liberdade com base nas diretrizes da Senappen.
Já para o gerente Executivo de Ressocialização, João Rosas, o evento traz a oportunidade de dialogar sobre as boas práticas do sistema penitenciário brasileiro, bem como demonstra o protagonismo da Seap/PB e das ações do Governo do Estado que tem fortalecido o sistema prisional paraibano, tornando-o uma das referências nacionais.
Mín. 24° Máx. 29°