O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), promove o I Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras: Paraíba-Alemanha, nos próximos dias 20 e 21 de maio, na Fundação Casa José Américo, em João Pessoa; e no dia 22 de maio, no Auditório CERTBIO, em Campina Grande. O encontro tem como objetivo promover oportunidades de estudo, pesquisa, inovação e cooperação com a Alemanha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: https://secties.pb.gov.br/fipbsf/ .
Esta é a primeira edição do evento, que acontece em parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo), especializado na internacionalização da pesquisa, tecnologia e startups alemãs.
De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, o intuito é fortalecer as relações do ensino superior entre a Paraíba e a Alemanha. “O objetivo desse Fórum é estreitar as relações bilaterais de pesquisadores e instituições da Paraíba com instituições da Alemanha que estarão presentes. Ao longo da programação, haverá apresentação de órgãos do governo alemão como também faremos uma apresentação de vários projetos que aqui estão sendo executados na Paraíba”, comentou.
Os três dias de encontros abordarão a temática de "Internacionalização do ensino superior e da pesquisa na Paraíba em cooperação com a Alemanha", abrindo o espaço para mesas-redondas, painéis e apresentações com autoridades paraibanas e representantes alemães.
Entre os assuntos que serão tratados, estão os desafios e perspectivas da cooperação internacional para o fomento à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; a importância do ensino de alemão no contexto da internacionalização; experiências e possibilidades de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba e da Alemanha, entre outros.
O evento é aberto ao público e a expectativa é que o Fórum reuna reitorias e pró-reitorias de pós-graduação, graduação e pesquisa; pró-reitorias de Internacionalização; coordenações de internacionalização; núcleos de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo; representações institucionais (Secretarias e Fundações); estudantes, pesquisadores, docentes, multiplicadores, tomadores de decisão com interesse em desenvolver projetos e experiências com instituições alemã.
Sobre o Fórum- Além disso, o Fórum também irá promover visitas técnicas a núcleos de pesquisa desenvolvidos em Instituições de Ensino Superior públicas paraibanas, e terá a participação de representantes da Embaixada da Alemanha, do DAAD Brasil, da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) na Bahia.
A perspectiva é que aconteçam mais edições do evento ao longo dos próximos anos, para que parcerias sejam firmadas com outros países, a exemplo da Suíça, China, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Argentina. “Estamos entrando em contato com outras embaixadas, com outros governos e órgãos de pesquisa para que esse seja o primeiro de muitos que virão”, completou o secretário.
Mín. 24° Máx. 29°