O governador do Estado, João Azevedo, participou do seminário “Juros por Educação” realizado nesta terça-feira (07), em Brasília, e destacou os esforços da Paraíba na promoção da educação técnica. A Paraíba, que já conta com 28% dos alunos de ensino médio associados ao ensino técnico, apresentou um balanço dos avanços do estado nos últimos anos. O evento, organizado pela Todos Pela Educação, o Valor Econômico e o Itaú Educação e Trabalho, visa qualificar o debate em torno do programa que busca fomentar a Educação Profissional e Tecnológica a partir da redução dos juros das dívidas dos Estados com a União.
Durante sua fala, João Azevedo ressaltou a necessidade de um tratamento diferenciado para os estados que têm se dedicado ao fortalecimento da educação técnica. Ele levantou questões sobre a distribuição dos recursos, considerando a economia gerada pela redução dos juros das dívidas. O governador enfatizou a importância de priorizar a aplicação desses recursos na área da educação técnica, mas também mencionou a possibilidade de parcerias com universidades e outras aplicações, caso os estados não consigam atingir o montante previsto.
“O que o programa prevê, como eu disse, conceitualmente, eu acho que todos os governadores concordam. Agora é importante entender que volumes de recursos, considerando que o que vai ser levado em consideração para aplicação dentro do programa, será a economia gerada pela redução do juros. Se você imagina um estado qualquer que tem uma dívida gigantesca, se ele reduziu 1%, ele vai ter também um volume de recursos gigantesco para aplicar, diferente de um Estado que tem uma dívida pequena, que 1% será um valor pequeno. E como fazer essa compensação? Essa é a questão que precisa ser colocada, até porque dentro do próprio programa, na proposta do programa, prevê inclusive que o Estado, caso não consiga aplicar aquele valor do montante maior do que 50% previsto, ele poderá ser utilizado em parcerias com universidades e outras aplicações fora do ensino técnico”, observou o gestor estadual.
Túlio Antunes, gerente executivo de Educação das Escolas Técnicas, destacou a relevância do evento para as discussões em torno do desenvolvimento da educação profissional e tecnológica. Ele elogiou os avanços da Paraíba na oferta de educação técnica de nível médio, colocando o estado como uma das redes estaduais mais pujantes nesse aspecto.
Já Adriana Cardoso, coordenadora do ParaíbaTEC e Pronatec na Paraíba, expressou seu sentimento de pertencimento ao ver o ParaíbaTEC sendo destacado em um evento de tamanha importância. Ela enfatizou o compromisso em contribuir para o ensino profissionalizante na Paraíba, por meio de cursos técnicos, qualificação profissional e estágios do Primeira Chance. “Temos a certeza de contribuir com o ensino profissionalizante da Paraíba por meio dos cursos técnicos, de qualificação profissional FIC ou dos estágios do Primeira Chance. São muitos depoimentos que reforçam o sucesso da educação profissional e o números apresentados comprovam isso”, disse.
Mín. 24° Máx. 29°