Os fisioterapeutas que atuam no Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, passaram o final de semana reforçando conhecimentos sobre ventilação mecânica invasiva e não invasiva e manipulação de ventilador pulmonar, aparelho que aumenta a capacidade respiratória de pacientes com desconfortos respiratórios. O treinamento foi ministrado pela fisioterapeuta intensivista, Mércia Morais. O hospital de Catolé conta com uma equipe de 13 fisioterapeutas que trabalham em regime de plantões.
“O objetivo do treinamento foi atualizar informações, tornando a assistência na unidade ainda mais assertiva e eficaz”, afirma o coordenador do setor de Fisioterapia do hospital, Evandro Osório. Segundo ele, além do conteúdo do treinamento ter sido muito rico em informações, o interesse dos profissionais também foi relevante. “Estou muito feliz com os resultados. Esse treinamento foi motivador e nos deixou ainda mais capacitados para atuar na assistência aos nossos pacientes”, destaca ele.
Para a fisioterapeuta, Cintia Castro, uma das participantes da capacitação, o treinamento foi muito importante. “As orientações recebidas no curso serão fundamentais para que a gente possa melhorar, ainda mais, nossa prestação de serviço em fisioterapia, trazendo benefícios diretos aos pacientes, não apenas na parte de ventilação mecânica, mas em todos os outros atendimentos ligados a nosso campo de atuação”, destacou ela, que se formou em 2020 e atua há um ano no hospital.
Orientações sobre como identificar a necessidade do uso dos aparelhos de ventilação mecânica invasiva e não invasiva e seus parâmetros adequados para manipulação correta da oxigenoterapia, as utilidades de seus botões e a manipulação correta de oxigênio, além de simulações de uso fizeram parte da programação do curso que aconteceu no sábado (4) e no domingo (5), em Catolé do Rocha.
Mín. 24° Máx. 29°