O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga realiza projeto de humanização para os pacientes da UTI do hospital. “Novos Ares” é o nome da ação que tem o objetivo de promover um passeio dentro da unidade, uma forma de cuidar do bem-estar psicológico.
De acordo com a coordenadora de Fisioterapia da UTI do Clementino Fraga, Laryssa Marcela, a Unidade de Terapia Intensiva é o setor do hospital com um sistema organizado para oferecer suporte vital de alta complexidade. Ela afirma que, por ser um ambiente fechado e pelo tempo que cada pessoa pode ficar internada no local, humanizar o ambiente é necessário. Sobre o projeto Novos Ares, ela destaca que quando o paciente é levado para passear na unidade, é possível notar a mudança no humor e melhorar até sua reação ao tratamento.
“Durante o passeio, o paciente fica em contato com outros ambientes, consegue ver a natureza nos jardins do hospital, sentir o clima e conversar com a equipe que o acompanha. É fundamental que o paciente tenha essa experiência, pois o bem-estar psicológico também tem impacto no fortalecimento do corpo. Por exemplo, o paciente José, que após 90 dias de internação, teve a oportunidade de sair do leito. Cada local que passava, mostrava encantamento. Por ser católico, ele foi levado para ver a santa. Logo após esse tipo de atividade, percebemos o quanto muda para melhor o humor do paciente”, pontuou.
A coordenadora explica que há uma preparação de equipe e do paciente antes desse tipo de atividade. A pessoa tem que estar com condições físicas para ser liberado pela equipe. Quando necessário, um suporte de oxigênio é levado. O paciente é acompanhado por enfermeiros e fisioterapeutas.
Mín. 24° Máx. 29°