A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) realizou consultas públicas sobre o Plano de Recursos Hídricos das Bacias Litorâneas. Na quinta-feira (25), foi realizada uma audiência em Areia; e nesta sexta-feira (26), em João Pessoa. O documento está em fase final de elaboração e deve ficar concluído até o final deste ano.
O estudante de Engenharia Ambiental da UFPB Érico Ferreira participou da consulta realizada na capital paraibana e destacou a importância do Governo do Estado discutir o plano de bacia com a população. “A partir desde documento nós teremos capacidade técnica para desenvolver ações, a fim de minimizar os impactos ambientais, por isso é importante ouvir a opinião de professores, estudantes, agricultores e também representantes de instituições públicas e privadas”, comentou.
De acordo com o diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Arnaldo de Araújo, as audiências foram realizadas em quatro etapas da elaboração do plano. “Este é um processo participativo dividido em fases. Cada etapa é apresentada primeiro para um grupo de acompanhamento técnico, depois da aprovação deste grupo nós seguimos para as consultas públicas em quatro momentos: diagnóstico, cenarização, propostas de ação e agora na finalização deste trabalho que começou em 2021”, explicou.
Para o representante da empresa contratada para elaboração do plano, Fernando Meireles, é indispensável que órgãos municipais, estaduais e federais trabalhem juntos na execução do plano. “Vamos propor um pacto institucional para gestão dos recursos hídricos entre todas as entidades que foram identificadas nas áreas destas bacias, para que todas assumam seu compromisso. Que seja uma parceria, de fato, para colocar o plano em operação com o intuito de que ele não fique apenas no papel”, antecipou.
O Plano de Recursos Hídricos das Bacias Litorâneas da Paraíba é um instrumento de gestão que permitirá um melhor gerenciamento dos recursos hídricos da área estudada, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais com objetivo de garantir o uso racional e sustentável da água.
Mín. 24° Máx. 29°