Nesta manhã de 25 de abril de 2024, a Força Tarefa iniciou a "Operação Ergástulo", envolvendo o GAECO/PB, PC/PB, SEAP/PB e PM/PB. A operação conjunta, visando o cumprimento de mandados de prisão e busca, resultou na prisão de um advogado nesta manhã, enquanto o diretor da unidade prisional de Cajazeiras encontra-se foragido.
Participam da operação aproximadamente 22 (vinte e dois) integrantes do GAECO/PB, 26 (vinte e seis) da Polícia Civil (PC/PB) e 16 (dezesseis) da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP/PB), com o apoio da Polícia Militar da Paraíba, totalizando cerca de 70 (setenta) agentes públicos. A coleta de elementos está sendo conduzida pelo GAECO-MPPB e pela PCPB, visando a continuidade das investigações.
Após receber informações sobre possíveis irregularidades no Presídio, a SEAP iniciou uma apuração preliminar e comunicou o MPPB e a PCPB, visando aprofundar as investigações, culminando na deflagração da operação de hoje.
Como desdobramento, a gestão da SEAP tomou medidas administrativas imediatas, intervindo na unidade prisional e substituindo o diretor, designando um novo em caráter interino, com o propósito de manter a estabilidade e garantir a continuidade das operações. Agradecemos a compreensão da imprensa e do público em geral, reiterando nosso compromisso com a transparência e a segurança no sistema prisional.
_______
Ascom/Seap-PB
Mín. 24° Máx. 29°