A Feira dos Aromas, realizada há quase quatro anos na Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, continua atraindo um bom público (entre moradores da capital paraibana e turistas). O evento ocorre todas as sextas-feiras, das 8h às 14h, com uma variedade de atrações e serviços. Semanalmente, a Feira dos Aromas apresenta novidades, com a presença de novos expositores.
Nesta sexta-feira (26), uma dessas novidades é a artesã e empreendedora Maria Augusta de Souza, a mais nova integrante da Feira dos Aromas. Nascida em Elói de Souza e criada em Parnamirim, cidades do Rio Grande do Norte, Maria Augusta reside em João Pessoa desde 1981.
“João Pessoa é uma cidade linda e acolhedora. Amo tanto as praias quanto as pessoas daqui”, garante Maria Augusta, odontóloga de formação, que se aposentou em um período próximo à pandemia e decidiu se dedicar a uma paixão antiga: a costura. Ela aprendeu técnicas manuais durante a infância, quando estudou em uma escola de freiras, na cidade do Recife, Pernambuco.
Bordado, tapeçaria e crochê estão entre as técnicas dominadas por Maria Augusta. “Aprendi muito na escola, mas queria aprender a costurar e consegui quando fui morar na casa de minha tia. Lá trabalhava uma senhora a quem muito insisti para me ensinar”, lembra.
A artesã conta ainda que aprimorou seus conhecimentos por meio de dicas de amigas e cursos, como os oferecidos por uma loja de máquinas de costura, no Centro da capital paraibana. Augusta tomou gosto pelo novo ofício e seus produtos foram vendidos para parentes e amigos.
Em 2022, ela entrou para o mundo das feiras. A primeira foi a Feira do Altiplano e agora ela compõe o time de expositores da Feira dos Aromas. “É um espaço lindo e uma ótima oportunidade para divulgar nosso trabalho”, observa. Seus produtos mais vendidos são kits para cozinha e banheiro, além de bolsas.
Na Feira dos Aromas da FCJA, localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na Praia do Cabo Branco, o consumidor encontra produtos orgânicos, vindos diretamente da roça e com preços acessíveis. Com seus sabores, cheiros e sons, a feira dispõe de frutas, tubérculos, ovos, verduras, livros, artesanato, música, gastronomia regional e plantas ornamentais.
Ao frequentar a Feira dos Aromas, o visitante também tem a oportunidade de conferir detalhes da vida e obra do patrono da FCJA, no Museu Casa de José Américo, onde o escritor e político paraibano viveu expressiva parte de sua vida. O espaço abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, biblioteca e arquivo fotográfico.
Outro atrativo do local é o Mausoléu, que guarda os restos mortais de José Américo e de sua esposa, dona Alice. Instalado no pomar da FCJA, o monumento se destaca pela base triangular e um obelisco com escultura em bronze, além de um espelho d’água.
Mín. 24° Máx. 29°