O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr Clementino Fraga, unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, realiza, nesta quinta-feira (25), ações dentro da programação do movimento Abril Verde. A iniciativa visa sensibilizar sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho. O Clementino é referência estadual para o atendimento dos pacientes vítimas de acidentes com exposição a material biológico que ocorram no local de trabalho e realiza a profilaxia pós-exposição (PEP).
As ações serão realizadas em duas etapas. A primeira de maneira interna, junto aos profissionais do complexo, e a outra de forma externa, quando o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) de hospitais públicos de João Pessoa e representantes de empresas de limpeza urbana participam da capacitação sobre o uso da PEP e seu fluxo no Clementino Fraga.
O diretor-geral do Complexo Clementino Fraga, Gilberto Teodozio, pontua que serão realizadas palestras sobre o tema com um médico do trabalho e um infectologista, além da apresentação do fluxo para o uso da PEP. “Nós queremos que essas pessoas sejam multiplicadoras nos seus hospitais, tanto das formas de prevenção que vamos falar, quanto do fluxo que deve ser seguido pelo profissional quando tiver um acidente perfuro-cortante ou diretamente com o material biológico”, explica.
Além das palestras, haverá ainda a apresentação de peça teatral sobre o assunto, para o tema ser abordado de uma maneira mais lúdica. Internamente, os profissionais do hospital também vão receber orientação de como notificar os casos desse tipo de acidente dentro da unidade, além das palestras e apresentação teatral.
Fluxo para a PEP -Após um acidente com material perfuro-cortante ou diretamente com o material biológico, o profissional terá que procurar o Clementino Fraga para a realização da PEP. O serviço funciona 24 horas. É importante que a pessoa que teve a exposição procure o serviço em até 72 horas após o acidente.
Mín. 24° Máx. 29°