O projeto “#Recicla: Educação Ambiental começa na base”, conquistou o 1º lugar na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador na categoria Ensino Médio. A iniciativa foi desenvolvida pela professora da disciplina de Biologia, Lívia Cavalcante, da Escola Cidadã Integral (ECIT) Professor Bráulio Maia Júnior, e envolveu mais 22 escolas das redes pública e privada de Campina Grande e mais sete municípios.
O projeto tem o objetivo de sensibilizar, por meio da educação ambiental, os jovens protagonistas para que despertem a cidadania ambiental para promover a gestão de resíduos sólidos com a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis. Ao todo, no momento, são quase 500 estudantes da ECIT envolvidos no projeto e 20 voluntários ativos.
Durante a construção do projeto, estudantes, professores, a comunidade escolar e catadores de materiais recicláveis, realizaram a coleta de mais de 40 toneladas de material reciclável em dois anos e meio, que foram encaminhados a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida (ARENSA) em Campina Grande.
Para ter um melhor conhecimento sobre todo o processo do descarte até o aproveitamento dos materiais recicláveis, os estudantes realizaram visitas a aterros sanitários e a Arensa. Os alunos confeccionaram caixas para descarte de cadernos, provas e livros sem utilidade, que foram colocados em cada sala de aula da ECIT e foi repassada para que outras escolas adotassem a ideia. Também confeccionam lixeiras de pneus para arrecadar alumínios e plásticos.
A professora Lívia, explicou que o projeto teve início durante a pandemia da Covid-19, onde surgiu a problemática do descarte correto das máscaras descartáveis utilizadas pela população.
“Foi um período que estávamos com aulas remotas e surgiu a temática quando as máscaras estavam sendo descartadas no local de material reciclado. Então ofereci uma disciplina eletiva para tratar sobre educação ambiental e a pedido dos estudantes se tornou esse projeto. Conseguimos seis bolsas de estudos, por meio do Projeto Celso Furtado, e iniciamos oficinas de educação ambiental e também visitas. Quando as caixas de descarte estão cheias, os próprios alunos levam o material para o ponto de coleta dentro da escola, que depois é recolhido por catadores. As caixas tiveram uma boa aceitação da escola e de outras instituições de ensino e conseguimos juntar 40 toneladas de materiais recicláveis. Assim chegamos ao resultado do prêmio na etapa estadual”, ressaltou.
Além de manter o projeto “#Recicla: Educação Ambiental começa na base” dentro da ECIT, a professora Lívia Cavalcante quer implementar uma nova proposta de criar um horta comunitária e uma composteira para os alunos terem uma nova vivência de aprendizado, no âmbito da disciplina de Biologia.
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