O Governo da Paraíba abriu, nesta quinta-feira (18), as inscrições para o segundo semestre de 2024.2 do Projeto Limite do Visível. Estão sendo ofertadas 400 vagas remanescentes para estudantes egressos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba que estejam interessados em ingressar em dois cursos tecnólogos: Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio, por meio de formulário disponível no link https://sigfapesq.ledes.net .
Para auxiliar no processo de inscrição dos estudantes, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties) irá fornecer uma equipe técnica especializada que estará presente na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), polo de João Pessoa. O projeto Limite do Visível é realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secties, juntamente com a UEPB e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e tem como objetivo fomentar a formação superior em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Estado, com foco no desenvolvimento tecnológico e na inovação.
Cada estudante receberá uma bolsa de incentivo no valor mensal de R$ 1 mil pelo período de dois anos, que corresponde à duração total do curso. As aulas serão conduzidas em formato presencial. O início do ano letivo está programado para o dia 29 de julho, em conformidade com o calendário acadêmico da UEPB.
Vagas –Estão sendo oferecidas 400 vagas, sendo 160 vagas para a entrada para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e 240 vagas para o curso de Ciências de Dados. Os candidatos têm a flexibilidade de selecionar os cursos baseando-se nos critérios a seguir: Opção única - Escolher somente um curso, de acordo com a preferência pessoal, sem a obrigação de indicar uma segunda opção; Dupla opção - Optar por até dois cursos, especificando claramente a preferência como primeira e segunda opções, estabelecendo assim uma ordem de prioridade entre eles.
Até 2026, serão oferecidas 2 mil vagas.
Os cursos –O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemasgradua profissionais que projetam, implementam e coordenam infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo a necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no mercado e na sociedade.
Já o curso de Ciências de Dadosforma profissionais para atuar na área de ciência de dados, atendendo demandas por mão de obra qualificada, do setor de tecnologia da informação nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios com potencial inovador.
Para mais informações, acesse o edital AQUI .
Mín. 24° Máx. 29°