O Cena Nordeste Festival vai ser lançado oficialmente na tarde desta quinta-feira (18) em Olinda, município de Pernambuco, após uma longa articulação costurada pela Paraíba a partir do segundo semestre de 2023. O governador João Azevêdo era o presidente do Consórcio Nordeste, tendo a própria Paraíba como coordenadora da Câmara Temática da Cultura da entidade, quando a proposta foi apresentada por volta de agosto do ano passado aos demais governadores nordestinos.
Desde então, uma série de encontros, reuniões e negociações conjuntas, contando com a participação das equipes técnicas de todas as secretarias estaduais de cultura do Nordeste, foram realizadas até que o projeto de intercâmbio artístico-cultural fosse viabilizado para 2024. De toda forma, a estrutura da proposta inicial apresentada pela Paraíba foi mantida.
Assim, o Cena Nordeste Festival vai acontecer ao longo de 2024 de forma itinerante, acontecendo sempre em uma capital nordestina diferente, em que oito linguagens vão circular pela região: arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro.
No mais, a cada novo encontro um estado fica responsável por uma linguagem diferente, o que significa que ao término do ano todos serão anfitriões uma vez e responderão uma vez por cada uma das expressões artístico-culturais.
“Essa é mais uma ação conjunta do Consórcio Nordeste, que dará visibilidade e reconhecimento aos artistas da nossa região. Tenho certeza de que o Cena Nordeste Festival será um grande sucesso, porque temos uma rica e diversificada cultura. Esses eventos serão geradores de emprego e renda, movimentando um importante segmento econômico. Esperamos que essas apresentações se consolidem no calendário regional”, comentou o governador João Azevêdo.
Justamente pelo protagonismo que a Paraíba teve em toda essa articulação e organização, inclusive, a primeira parada da edição 2024 do festival vai ser em João Pessoa. O evento vai acontecer na capital paraibana nos dias 10 e 11 de maio de 2024 no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Como será regra em todos os demais encontros, o acesso à programação será gratuito.
“O Cena Nordeste Festival, mais do que um desejo muito forte de promover um importante intercâmbio entre artistas do Nordeste, é resultado de um trabalho conjunto de toda a região. Uma iniciativa inédita que vai promover ao mesmo tempo a unidade política e a diversidade cultural do Nordeste”, destaca Pedro Santos, que é secretário de Estado da Cultura da Paraíba e coordenador da Câmara Temática da Cultura do Consórcio.
Depois de João Pessoa, o Cena Nordeste vai passar também por Maceió (7 e 8 de junho), São Luís (5 e 6 de julho), Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).
Nos diferentes encontros, as atrações serão definidas sempre por curadores locais contratados pelos estados. O anfitrião fica responsável pela hospedagem de quem chega, os visitantes custeiam o traslado de quem viaja.
Tal como acontecerá na capital paraibana, os eventos nos diferentes estados vão se prolongar ao longo de dois dias e contará com exibição de curtas-metragens, espetáculos de teatro, de circo e de cultura popular, apresentações de forró, dança e outras expressões musicais, produção de grafites. Sempre em um centro cultural localizado na cidade-sede.
Mín. 24° Máx. 29°