O Hospital e Maternidade Estevam Marinho, de Coremas, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, contabilizou, nos primeiros três meses deste ano, 6.025 atendimentos, dos quais 3.167 foram na urgência e emergência, 2.042 foram de consultas com observação e 816 de consultas especializadas. Entre o dia 1º de janeiro e 31 de março, o hospital, que também é referência para atendimento à gestantes de baixo risco, teve 24 partos.
Dos 6.025 atendimentos, 1.796 aconteceram no mês de janeiro, 1.713 em fevereiro e 2.516 em março. Neste período, o hospital também realizou 190 pequenos procedimentos cirúrgicos, incluindo suturas. Em relação aos exames, foram realizados 980 exames laboratoriais, 548 Raios-X, 258 eletrocardiogramas e 13 tomografias (externas). A unidade também contabilizou 179 internações, entre clínica adulto e pediátrica.
Boa parte da procura pelos serviços na urgência e emergência foi por queixas de dores diversas, crises de amigdalite, quadros com diarreia, sintomas de síndrome gripal, crise nervosa, cefaleia, mal estar entre outras ocorrências com menos registros. No período, também se evidenciou muitos registros de casos de dengue.
A diretora-geral, Josielma Oliveira, destaca a importância dos serviços da unidade para a população de Coremas e municípios circunvizinhos. “O hospital de Coremas torna-se, a cada ano, cada vez mais uma referência em saúde pública hospitalar para a população desta região desempenhando um papel importante na assistência hospitalar da população local e de cidades próximas”, afirma.
Mín. 24° Máx. 29°