O projeto “Imposto LED: A função social e pedagógica do ICMS” do professor da Rede Pública Estadual de Ensino, Manoel Messias Silva, ficou em 3º lugar na categoria Educação Profissional, na etapa Regional/Nordeste da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador. O “Imposto LED” foi desenvolvido com os estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, dentro das disciplinas Inovação Social Científica e Intervenção Comunitária, na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Pastor João Pereira Gomes Filho, em João Pessoa.
O objetivo do projeto, é mostrar a importância dos impostos para a manutenção da administração pública e das ações necessárias para a população, como educação e saúde. A disciplina trabalhou com os alunos a criação de uma empresa e eles aprenderam todo o processo nos setores de marketing, venda, contabilidade, administração, entre outros, cada um contribuindo com sua habilidade. E, por se tratar de empresa, também foi falado sobre os impostos, e o escolhido para ser destrinchado no projeto foi o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Em 2023, com esse mesmo projeto, o professor Messias conquistou o 1º lugar do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Nesta segunda edição do Prêmio Educador Transformador, o professor passou pela etapa estadual ficando em 1º lugar também na categoria Educação Profissional.
“Esses dois selos de premiação de reconhecimento Estadual e Regional são um incentivo para mim e para os estudantes, mostra que o protagonismo na Escola técnica e a responsabilidade cidadã do aluno de Escola Pública. Apesar do prêmio ser Professor Transformador, os alunos fazem parte dessa transformação Escolar e Social”, disse o professor.
O Prêmio Educador Transformador é correalizado pelo Sebrae, Bett Brasil e pelo Instituto Significare. A iniciativa, que tem como objetivo valorizar o surgimento de ideias voltadas à inovação e ao fortalecimento de projetos transformadores à educação empreendedora, busca também reconhecer a atuação de professores em todo o país.
Mín. 24° Máx. 29°