A nova edição do Correio das Artes, Suplemento Literário do Jornal A União, comemora os 140 anos de nascimento do poeta paraibano Augusto dos Anjos com a avaliação de especialistas sobre o legado do escritor por meio de depoimentos novos e exclusivos. O Suplemento também anuncia uma edição em braile do livro do autor,Eu,pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) como parte da política de democratização do acesso a obras importantes da literatura paraibana.
No editorial da publicação, o jornalista André Cananéa destaca que “Augusto dos Anjos é um gigante. O reconhecimento é de uns tempos para cá, pois ao lançarEu, em 1912, sua poesia foi desdenhada pela crítica da época. As contínuas reavaliações da obra de ‘O Paraibano do século 20’ mostram que o legado de Augusto segue perene, influente, excelente”.
Nas páginas destinadas à música, o Correio das Artes destaca Onilda Figueiredo, primeira cantora a ter um disco gravado, fez sucesso com o bolero ‘Nunca jamais’ e foi eleita, por dois anos, melhor cantora pela Rádio Tabajara. O texto é de Jocelino Tomaz de Lima, pesquisador que conversou recentemente com a cantora. “O resultado é um resgate importante para a memória musical da Paraíba, e um reconhecimento de uma grande estrela paraibana, egressa da gloriosa era das cantoras do rádio”, evidencia o editorial.
Tem ainda texto do escritor Bruno Ribeiro e da professora Mylena Queiroz sobre a explosiva performance do grupo BaianaSystem no carnaval de Salvador.
Na literatura, a tela ‘Lavar a Pedra com Sangue’, de Maria Queiroga, inspira o poemaO Sangue e a Pedra, do poeta e estudioso da obra de Ariano Suassuna, de Carlos Newton Junior; e o escritor Ronaldo Cagiano resenhou o romanceA viúvas passam bem, de Marta Barbosa Stephens.
Em artigo, o integrante de famoso grupo de poetas Geração 59, Clemente Rosas, discorre, didaticamente, sobre oximoros e metáforas, tropos oratórios que dão brilho aos textos literários. Já em ‘Festas Semióticas’, o colunista Amador Ribeiro Neto se despede do poeta Abraão Vitoriano com análise de sua obra e um poema dedicado ao paraibano.
O exemplar doCorreio das Artesde março foi distribuído encartado no jornal A União desse domingo (07) para assinantes. Está disponível nas bancas, representantes, e na Livraria A União, localizada no térreo do Espaço Cultural, em João Pessoa, a R$ 15,00. Houve reajuste no preço de venda em função do aumento no valor dos insumos.
Mín. 24° Máx. 29°