Os estudantes paraibanos que pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 podem solicitar isenção da taxa de inscrição, entre os dias 15 e 26 de abril. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital com o cronograma, incluindo a fase de recursos, no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira, 1º de abril. Esse prazo também serve para o estudante justificar ausência na edição 2023.
O Inep prevê a gratuidade para estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 nas escolas da Rede Pública declaradas ao Censo Escolar e para aluno que fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Também pode solicitar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda e tenham registro no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Para poder participar da edição 2024 gratuitamente, os estudantes que não compareceram aos dois dias das provas no ano de 2023 devem justificar a ausência, que também vai ocorrer no mesmo período do pedido da isenção da taxa.
Os interessados deverão pedir a isenção, pela Página do Participante, com o login único do Gov.br Acesse a plataforma Gov.br . Quem não lembrar a senha da conta, poderá recuperá-la seguindo as orientações da própria plataforma.
Cronograma
Para justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024 devem ser feitas de 15 a 26 de abril. No dia 13 de maio está prevista a divulgação dos resultados.
Entre os dias 13 e 17 de maio será o período de pedido de recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024. O resultado final está previsto para o dia 24 de maio. Acesse o edital que trata da isenção e da justificativa de ausência no Enem .
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O Exame tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Mín. 24° Máx. 29°