Com uma média de 80 atendimentos/dia nos finais de semana, com o feriadão da Semana Santa a Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve um aumento considerável de registros de entrada. O boletim de atendimentos da unidade entre a noite da quinta-feira (28) e até a meia-noite deste domingo (31), quando se encerrou o feriadão, mostra que 330 pessoas procuraram os serviços do hospital, sendo 28 delas vítimas de sinistro de trânsito. Em final de semana normal, são registrados em média 150 atendimentos.
Neste período foram realizadas 28 cirurgias, sendo 11 delas de urgência e 17 eletivas, sendo 12 ortopédicas, seis oncológoicas, mais seis cirurgias gerais e ainda quatro procedimentos vasculares.
O plantão de maior demanda foi o de domingo (31), quando 109 pessoas foram atendidas, seguido do sábado (30), quando outras 97 pessoas deram entrada na Urgência e Emergência do Complexo. Na quinta-feira, foram atendidas 32 pessoas e na sexta-feira da Paixão, outras 92 pessoas deram entrada na unidade por causas diversas.
Dos 28 acidentados, 25 deles se envolveram com sinistros de motocicleta, mas o hospital atendeu duas vítimas de sinistros com automóvel e uma vítima de atropelamento. A maior parte dos acidentados era da cidade de Patos, com 18 pessoas no total, mas o hospital também atendeu pacientes vindos das cidades de Catingueira, Condado, Mãe d’Água, Matureia, Princesa Isabel, Santa Teresinha, São Mamede, Teixeira e Várzea.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados no trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste feriadão foram de pacientes com queixas de dores diversas, com 82 ocorrências, seguidos de pessoas que sofreram queda de nível ou de própria altura, com 40 casos, com fratura, 14 casos, seguido de quadros de dispneia, com 13 registros. Entre outros motivos, o hospital atendeu ainda nove pessoas que sofreram mordidas de animais, sete com sintomas de síndrome gripal, outras sete com cefaleia, seis pessoas foram atendidas para retirada de corpo estranho, duas que foram picadas por insetos, quatro casos de tentativa de suicídio e três de agressão física, entre outros fatores.
Apesar do número de atendimentos terem superado os finais de semana cotidianos, o diretor geral Francisco Guedes considerou tranquilo o feriadão. “De fato, percebemos que houve um aumento de atendimentos entre quinta e domingo, tanto que num só dia (domingo) atendemos mais de 100 pessoas, mas conseguimos prestar um bom serviço e atender as pessoas que nos procuraram com suas mais variadas demandas, de forma que encerramos esse balanço do feriadão com uma avaliação muito positiva”, disse ele.
Mín. 24° Máx. 29°