O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alcançou a integração dos 223 municípios ao programa SUS Digital, que tem como objetivo ampliar o acesso da população às ações e serviços por meio da inovação e do cuidado humanizado. A Paraíba é o primeiro estado a conseguir esse feito por meio da parceria entre o Ministério da Saúde, o Governo Estadual e a Secretaria Nacional de Saúde Digital.
O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, explica que através do programa será possível aproximar os serviços de saúde dos cidadãos. “Este é mais um importante resultado que alcançamos mediante a um trabalho em conjunto da secretaria de Saúde, gerências executivas, gerências regionais, COSEMS e apoiadores institucionais. A modernização do SUS permite que todas as Unidades de Saúde da Família e os hospitais, estejam conectados com as informações dos usuários registradas no sistema, tornando-as acessíveis aos médicos dos equipamentos de saúde pública. Desta forma, uma pessoa atendida no PSF de uma zona rural, terá seus dados disponíveis no hospital que ele precisar ser atendido posteriormente através do prontuário eletrônico”, pontuou.
A adesão ao SUS Digital permite que as informações registradas na Atenção Básica, que é o primeiro contato do usuário a rede de Saúde, sejam repassados ao banco de dados nacional. Além disso, em paralelo ao programa SUS Digital, a Paraíba construiu e desenvolveu o Centralizador de Informação do Prontuário Eletrônico do Cidadão, um servidor que recebe e disponibiliza essas informações também para a rede estadual.
De acordo com o gerente-executivo de Tecnologia da Informação em Saúde da SES, Kleyber Aráujo, o servidor possibilita a informatização dos municípios de forma integrada ao Estado e ao Governo Federal. “Conseguimos também a incorporação dessa ferramenta em todos os municípios paraibanos. Com isso, os municípios vão receber os recursos para, junto com a SES, realizar um levantamento e diagnóstico da situação de cada local. Logo após, construiremos um plano para que cada município possa receber e aplicar aos serviços os recursos destinados à informatização”, reforçou.
O SUS Digital visa ampliar o acesso da população aos serviços e ações de saúde, com ênfase na integralidade e resolubilidade do atendimento médico. O Programa abrange áreas como telessaúde, teleassistência, telediagnóstico, teleducação, inovação, monitoramento e avaliação de dados, sistemas de informação, plataformas e desenvolvimento de aplicativos.
Mín. 24° Máx. 29°