A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) reúne-se nesta quinta-feira (21) para discutir as relações entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA). A reunião, marcada para as 10 horas no plenário 7 da ala Alexandre Costa, no Senado, contará com a participação de integrantes do bloco.
Estabelecida em 1960, a EFTA é uma área de livre comércio atualmente integrada por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. De acordo com a representação brasileira, os quatro países têm juntos um PIB de cerca de US$ 1 trilhão e uma população de 13,5 milhões de pessoas. Eles estão entre os maiores PIBs per capita do mundo e têm mercado consumidor de grande relevância global.
Ainda segundo a representação, a EFTA possui 29 acordos comerciais já firmados. As negociações entre o Mercosul e a associação, iniciadas em 2017, chegaram a um acordo político (sem efeitos jurídicos) em 2019, após dez rodadas de negociação. O acordo inclui compromissos de acesso de bens e serviços aos respectivos mercados.
Apesar do acordo, permanecem indefinições em temas como desenvolvimento sustentável, acesso a mercado para produtos específicos (como vinhos), propriedade intelectual e regras de origem. Uma nova rodada de negociações está prevista para abril, na Argentina.
Parlasul
Composta por 27 deputados e 10 senadores, com igual número de suplentes, a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul é presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS). O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) é o vice-presidente pelo Brasil no Parlasul. O senador Humberto Costa (PT-PE) é o vice-presidente do Senado no colegiado, e o deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP) o vice-presidente da Câmara no Parlasul.
Mín. 24° Máx. 29°