A Fundação Casa de José Américo (FCJA) celebrará dois momentos importantes em torno do projeto 'Renda-se'. Trata-se de uma iniciativa social, econômica e cultural, distribuídas em duas oficinas: Rendas de Filet (nas tardes das terças-feiras) e Rendas de Bilro (às quintas-feiras).
Na próxima segunda-feira (25), às 14h, coincidindo com a reabertura do Museu Casa de José Américo, pós-reforma, as rendeiras que receberam aulas de agosto de 2023 a fevereiro de 2024 receberão seus certificados de conclusão de curso e exibirão suas peças, produzidas ao longo dos seis meses. No mesmo evento, serão abertas as novas oficinas.
O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, é destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, oferecendo a habilidade profissional e um sustento financeiro, estabilizado para cada uma delas.
Segundo a coordenadora do 'Renda-se', Katzumy Lia Fook, o projeto justifica-se, sobretudo, pela ação de "encorajar, valorizar e oferecer a noção de pertencimento cultural desse ofício, além de salvaguardar e preservar os saberes e tradições das rendas brasileiras".
O projeto prevê, ainda, a partir do aprendizado, que as mulheres artesãs tenham acesso à melhoria de qualidade de vida, por meio de incentivos e recebimento de incentivos financeiros associados à cidadania, sobretudo com o acesso à carteira de artesãs, outorgada pelo Programa do Artesanato Paraibano (PAP).
Mín. 24° Máx. 29°