O médico Isaac Baraúna, da equipe de saúde do Sistema Prisional Paraibano, escreveu o livro ALPHA-10 Prisão sem fim. Nas 110 páginas da obra o autor conta histórias autênticas e impactantes resultantes de entrevistas com quatro reeducandos da Penitenciária ALPHA-10. O subtítulo do livro prisão sem fim, explica o médico, é pelo fato dos quatro personagens serem cadeirantes, condição adquirida quando praticavam crimes.
Alguns exemplares do livro foram entregues nesta quinta-feira (14) ao secretário da Administração Penitenciária, João Alves, ao secretário executivo João Paulo, além de alguns assessores de gabinete. O autor vai providenciar o lançamento da obra numa livraria de João Pessoa. O gestor da Seap, João Alves, entregou ao médico um exemplar do livro Reinserção Social no Sistema Prisional Paraibano, publicado em 2022, agradeceu pela dedicação profissional nas unidades prisionais e o parabenizou pela iniciativa do livro.
“Minha intenção é provocar uma reflexão profunda sobre os valores que permeiam nossa existência, tanto individual quanto coletiva. Almejo despertar a consciência de uma vida verdadeiramente significativa, em que cada escolha seja feita com plena consciência do seu impacto”, destaca o médico Isaac Baraúna no prefácio do livro. Nos quatro relatos dos reeducandos foram utilizados nomes fictícios e todos eles voluntariamente aceitaram ser entrevistados para o livro.
Na ocasião o gestores e o médico trataram ainda sobre ações que visam melhorias na assistência à saúde dos reeducandos das unidades prisionais no Estado.
_______
Ascom/Seap-PB
Fotos: Josélio Carneiro e Josinaldo Lucas
Mín. 24° Máx. 29°