A Fundação Casa de José Américo (FCJA) retoma, a partir deste sábado (6), seus horários de visitação, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, inclusive durante os feriados. A entrada é gratuita. O roteiro conta com a exposição “José Américo em trânsito”, composta por elementos do museu. A ação procura contar a história do patrono enquanto o prédio, que foi sua casa, passa pelos ajustes finais de sua reforma e restauração.
Outro ponto importante da visita é o passeio pelo pomar de José Américo com enfoque em poesias do escritor e explicação sobre o mausoléu que abriga os restos mortais do patrono e de sua esposa, Anna Alice.
O Arquivo de Governadores da Paraíba, inaugurado em 1991, é o prédio mais recente do complexo e traz, além dos acervos de ex-governadores, coleções de personalidades paraibanas, uma hemeroteca (conjunto de jornais e revistas), o Centro de Cordel e Culturas Populares do Estado da Paraíba e a Academia Paraibana de Cinema.
O presidente da FCJA, Fernando Moura, enfatiza a importância desse equipamento cultural para o estado da Paraíba. “A Fundação tem como principal missão difundir a vida e obra de José Américo e a cultura nordestina. A visitação é nosso carro-chefe”, diz.
Acessibilidade -Procurando adequar a experiência da visitação para todos os públicos, a FCJA dispõe de piso tátil, rampas, banheiros adaptados e elevador acessível com botões em braille.
A Fundação está sediada na antiga residência de seu patrono, Ministro José Américo de Almeida, à Av. Cabo Branco nº 3336, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa
Mín. 24° Máx. 29°