O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Paraíba (Lacen-PB), unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, recebeu selo de classificação excelente na avaliação anual do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ). De acordo com os critérios, têm direito ao recebimento dos selos de qualidade os laboratórios participantes do PNCQ que em sua avaliação anual, realizada de outubro a setembro, obtiverem a classificação “Excelente” ou “Boa” em pelo menos 11 avaliações mensais.
Durante todo o ano de 2023, o Lacen-PB iniciou vários processos para adequações física e administrativa, revisão de documentos operacionais padrões (POPs), implantação de ferramentas tecnológicas e educação permanente de todo corpo técnico para atender os requisitos das Normas ISO 15.189 e 17.025. O resultado dessas constantes intervenções, realizadas pelas equipes da Gestão da Qualidade e do Núcleo de Educação e Pesquisa do Lacen-PB, culminou na certificação do laboratório com nível de excelência pelas principais instituições de referência no cenário nacional.
De acordo com o diretor-geral do Lacen-PB, Bergson Vasconcelos, a certificação foi possível, pois o laboratório já participa de diversos processos de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ). “Somos uma unidade que executa ensaios laboratoriais de altíssima complexidade para atender as demandas da Vigilância em Saúde que se subdivide em vigilâncias epidemiológicas, sanitárias, ambientais e do trabalhador. Sendo assim, se faz necessário que a Cultura da Qualidade esteja difundida em todos os laboratórios do Lacen-PB e sua rede vinculada”, ressaltou.
Além dessa certificação de excelência que o Lacen-PB recebeu, os laboratórios de Microbiologia, de Imunologia, de Micobacterioses e de Doenças Parasitárias, que compõem o Lacen-PB, receberam outros selos de qualidade com a certificação também de excelência da ControlLab para os diagnósticos de Tuberculose; certificação de excelência da Fundação Ezequiel Dias para os ensaios de Dengue, Chikungunya, Linfócitos TCD4/CD8 e Leptospirose; bem como para os ensaios de Leishmaniose Visceral Canina, Leishmaniose Visceral Humana e Doenças de Chagas.
“Entendemos que estamos em um processo constante de crescimento e aprendizado, e que a interação e participação dos demais segmentos de saúde é fundamental para a consolidação da cultura da qualidade na rede de saúde estadual. A sensibilidade e o comprometimento do secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, e o apoio do governador João Azevêdo foram as molas propulsoras para o avanço do Lacen-PB”, explicou Bergson Vasconcelos.
Os selos e certificações da qualidade de reconhecimento ao Lacen-PB têm reflexo direto na confiabilidade dos laudos disponibilizados à população, bem como nos dados e informações de Vigilância Laboratorial fornecidas aos Gestores em Saúde das três esferas governamentais, para fundamentar suas decisões e estratégias baseadas em evidências.
Mín. 24° Máx. 29°