O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta terça-feira (12) para analisar quatro pareceres preliminares sobre acusações de quebra de decoro. São eles:
Marco temporal
O partido pede que a deputada seja punida por ter ofendido deputados que votaram a favor do projeto do marco temporal de terras indígenas ( PL 490/07 ), no Plenário da Câmara, no fim de maio.
Magalhães ainda não divulgou seu parecer.
Gutemberg Reis ainda não divulgou seu parecer.
Reforma tributária
Esse parecer também não foi divulgado.
CPI do MST
O partido acusa Sâmia de tumultuar as reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, e de desrespeitar o deputado General Girão (PL-RN) durante as reuniões do colegiado.
Favacho ainda não divulgou seu parecer.
Novos processos
O colegiado também vai instaurar outros sete processos e sortear uma lista tríplice para escolher os relatores desses casos. Confira os processos que serão abertos hoje:
Os partidos acusam Salles de, durante uma reunião da CPI do MST, fazer "apologia ao regime de exceção que vigorou entre os anos 1964 e 1985 no País".
A fala de Salles, na avaliação das legendas, viola o decoro parlamentar, configura crime comum e "navega na contramão da história , buscando reavivar um momento em que a força se impunha como espada cortante sobre a cabeça dos cidadãos".
Mín. 24° Máx. 29°