A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (13) proposta do Ministério da Agricultura de alterar o Padrão Oficial de Classificação da Soja, com redução do teor máximo de umidade dos grãos de 14 para 13%.
De acordo com deputado Sérgio Souza (MDB-PR) a alteração traria grande prejuízo aos produtores pois a menor umidade pode provocar a deterioração e elevação da incidência de patógenos na produção de semente. "Além disso, quanto mais seca estiver a lavoura, maior poderá ser a deiscência (abertura natural da vagem de soja), com redução acentuada na qualidade do produto", explica.
Segundo o parlamentar, a soja colhida com umidade entre 13% e 14% tem minimizados os problemas de danos mecânicos e latentes nos grãos.
"Precisamos de metas e padrões que sejam factíveis dentro de nossa realidade produtiva. Trata-se de conciliar os pontos de interesse nacional, a fim de evitar a perda de competitividade de nossa produção, que já sofre com tantos outros gargalos relacionados ao Custo Brasil", defende o parlamentar.
O debate será realizado à 10 horas, no plenário 6.
Mín. 24° Máx. 29°