A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os ataques às sedes do Três Poderes em 8 de janeiro está reunida para votar o relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). O texto, apresentado ontem, propõe o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por associação criminosa, violência política, abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Eliziane Gama afirmou, no texto, que Jair Bolsonaro tem responsabilidade direta como mentor moral dos ataques e apontou que ele “descredibilizou o processo eleitoral ao longo de sua carreira política”.
Parecer alternativo
Parlamentares da oposição, por sua vez, apresentaram um parecer alternativo em que pedem o indiciamento do presidente Lula por destruição do patrimônio público, dano qualificado e prevaricação.
No entendimento dos 16 parlamentares da oposição que assinam o voto em separado (que equivale a um relatório alternativo ou paralelo), houve omissão deliberada de Lula diante das invasões aos prédios públicos, para colher frutos políticos com os ataques.
A CPMI está reunida no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Mais informações a seguir
Mín. ° Máx. °