Segunda, 28 de Abril de 2025
25°C 29°C
João Pessoa, PB

Com capacitação do projeto QualiExporta PBsF, empresa paraibana é selecionada para missão internacional da ApexBrasil

Uma fabricante de calçados da Paraíba, participante do projeto Qualificação para Exportação – Paraíba sem Fronteiras (QualiExporta PBsF), realizado...

Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
28/04/2025 às 14h20
Com capacitação do projeto QualiExporta PBsF, empresa paraibana é selecionada para missão internacional da ApexBrasil
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Uma fabricante de calçados da Paraíba, participante do projeto Qualificação para Exportação – Paraíba sem Fronteiras (QualiExporta PBsF), realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), está entre as 20 selecionadas para a segunda edição do programa “Jornada Exportadora”. A iniciativa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), com apoio do Sebrae, e levará a empresa a participar de rodadas de negócios e visitas técnicas no Equador e no Paraguai.

As atividades com as empresas da Paraíba inscritas no QualiExporta PBsF iniciaram neste ano, através da criação do Programa Paraíba sem Fronteiras pela Lei nº 12.959/2023, que visa promover a internacionalização da ciência, tecnologia, inovação e ensino superior no estado. O projeto faz parte do PBsF e foi instituído pela Portaria do QualiExporta PBsF com o objetivo de fortalecer as estratégias de crescimento econômico do Estado da Paraíba, alinhando-se ao Plano de Governo do governador João Azevêdo. A iniciativa se concentra inicialmente em setores estratégicos, como agroindústria, moda, tecnologia da informação, economia criativa e games, setores que apresentam alto potencial para a internacionalização. Através de apoio especializado e ações diretas, o projeto busca fomentar a competitividade e a inovação dessas empresas, além de aumentar suas capacidades de exportação.

O estado da Paraíba apresenta oportunidades de exportação ainda pouco ou não exploradas, particularmente nas áreas da indústria de transformação e tecnologia e inovação, conforme evidenciam dados da ApexBrasil, com base em fontes estaduais e federais (MDIC/ComexStat, 2020). O QualiExporta PBsF está estruturado para atuar inicialmente em áreas-chave, mas prevê sua expansão para abarcar outros setores estratégicos da economia estadual.

Esta é a primeira edição do projeto, que tem como objetivo qualificar empresas paraibanas para o comércio internacional. Por meio do Governo da Paraíba, o QualiExporta oferece orientação profissional e capacitação em temas fundamentais do comércio exterior, além de apoio para aproveitar oportunidades específicas — como foi o caso da empresa Samara Calçados. Em maio, a marca representará a Paraíba em uma missão comercial internacional, com reuniões e visitas técnicas no Equador e no Paraguai.

“O projeto QualiExporta é fundamental para o estado da Paraíba. Dentro do Paraíba sem Fronteiras, ele atua como um braço estratégico voltado à competitividade das empresas que desejam exportar. Promover a cultura exportadora é uma das grandes metas do governo João Azevêdo. A participação da Samara Calçados nessa missão comercial mostra como o treinamento oferecido tem gerado resultados concretos, capacitando nossos empresários a alcançar mercados internacionais com produtos de alta qualidade”, destacou o secretário da Secties, Claudio Furtado.

O QualiExporta PBsF é voltado para pequenas e médias empresas e startups paraibanas. De acordo com a coordenadora do projeto, Márcia Paixão — professora e pesquisadora do Departamento de Economia da UFPB —, participam desta edição 20 empresas dos seguintes setores: 8 de cachaça, 3 de vestuário, 2 de calçados e acessórios, 1 têxtil, 2 de alimentos e bebidas, 3 de TI e games, e 1 de artesanato.

Segundo estudos realizados pelo projeto, os principais destinos das exportações paraibanas em 2024 foram a Europa (30%), Estados Unidos (22%), Canadá (11%) e China (6,4%). Ainda há uma forte concentração em poucos produtos, como açúcar (49%), calçados de borracha (25%) e sucos de frutas (9,2%), pedra/areia/cascalho (5,2%), frutas (3,2%); outros (6,2%). No entanto, o QualiExporta também identifica oportunidades em novos segmentos, como pedras preciosas, conservas, materiais plásticos, minerais não-metálicos, produtos alimentícios, lavoura temporária e aquicultura.

Atendimentos e oportunidades geradas pelo projeto

Desde janeiro deste ano, a equipe do QualiExporta PBsF já realizou cerca de 100 atendimentos, com planos de trabalho individualizados conforme o perfil de cada empresa — seja iniciante ou pré-qualificada pelo Peiex/ApexBrasil. Os planos contemplam temas como inteligência comercial, marketing internacional, logística, e aspectos jurídicos e administrativos da exportação.

Com esse suporte, três empresas foram assessoradas para se inscreverem em oportunidades internacionais da ApexBrasil: duas para rodadas de negócios (dos setores de TI e alimentos) e uma para missão empresarial — a Samara Calçados.

“Para concorrer a essas oportunidades, as empresas foram incentivadas e apoiadas pela equipe para providenciar materiais de comunicação em outros idiomas e tabela de preços para exportação. Para duas delas, a equipe executora gerou uma versão preliminar de folder em inglês, espanhol e português, e as empresas já providenciaram seus sites também em idiomas [estrangeiros], inclusive uma delas com profissional local de TI indicado pelo projeto”, informa Márcia Paixão.

Além disso, uma empresa já começou a divulgar duas de suas marcas em idiomas estrangeiros e busca consultoria contábil-financeira para precificação internacional. Outra está em processo de registro de marca, elemento importante para proteger e valorizar o negócio da empresa. Mais cinco empresas (de cachaça, alimentos, moda, TI e games) informaram estar se preparando para novas oportunidades da ApexBrasil, motivadas pelo projeto.

Empreendedora retoma exportações com apoio do QualiExporta

A participação na “Jornada Exportadora” representa um avanço para as empresas envolvidas, promovendo crescimento técnico e profissional. Karol Saad, diretora da Samara Calçados, relata que, com o apoio do QualiExporta, retomou os planos de exportação da empresa. Ela conta que a empresa foi fundada em 1977 e passou por um período de produção intensa por causa de negócios de exportação. A pessoa que gerenciava o processo na época precisou se afastar por problemas de saúde e os negócios internacionais não foram renovados.

A empresa seguiu seu percurso no mercado nacional e hoje Karol Saad retoma o leme das exportações com uma energia que a impulsionou a abrir mercados no exterior novamente: “Só participei da seleção do “Jornada Exportadora” por causa do projeto QualiExporta. Foi a equipe técnica que enviou a notícia do edital e esteve conosco em todas as etapas da seleção”, ressaltou Karol.

A Samara Calçados, que também opera a marca PimPoPé, já atua em todo o Brasil por meio de representantes comerciais e vendas B2B online. Agora, projeta crescimento com as negociações internacionais. “Nós temos maquinário e espaço físico. O que realmente faltava era o conhecimento acerca dos processos de exportação, uma mentalidade que se perdeu aqui na empresa”, ressaltou a diretora.

Hoje, as duas marcas já têm presença digital em três idiomas. “Também contamos com a assessoria do QualiExporta na parte de redes sociais e catálogos. E estamos trabalhando nas questões de precificação internacional, operações de logística e até condutas como postura, apresentação”, concluiu.

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.