Segunda, 28 de Abril de 2025
25°C 29°C
João Pessoa, PB

Espaço Cultural recebe oficina de desenho e roda de conversa com a artista visual Ferdinnande

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe, no próximo sábado (3), a oficina de desenho ‘Desenhar o que nos ama: afetos e complexidades ...

Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
28/04/2025 às 13h38
Espaço Cultural recebe oficina de desenho e roda de conversa com a artista visual Ferdinnande
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe, no próximo sábado (3), a oficina de desenho ‘Desenhar o que nos ama: afetos e complexidades de ser amada’, ministrada pela artista visual Ferdinnande. A ação inclui uma roda de conversa com o público participante. A atividade gratuita acontece a partir das 16h, no auditório 4 do mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

A atividade é pensada especialmente para pessoas LGBTQIA+ com idade a partir de 18 anos. O tema central a ser trabalhado é ‘As complexidades de ser amada no meio LGBTQIA+’ - uma proposta que convida à escuta, ao afeto e à partilha das experiências que atravessam os corpos, histórias e relações interpessoais.

A roda de conversa será um espaço seguro e acolhedor para o diálogo aberto, onde todas as vivências são respeitadas e bem-vindas. Após esse momento coletivo de trocas, o grupo passará para a parte prática da oficina de desenho. Para participar da atividade, é preciso preencher um formulário online, disponível no site funesc.pb.gov.br.

Sobre a ministrante - ‘Ferdi’ é uma artista trans não-binária que explora temas como relações humanas, sexualidade e autodescobrimento em suas obras. Seu trabalho, que abrange fotografia, desenho, pintura em tela e técnicas têxteis, reflete as complexidades dos afetos, das dinâmicas familiares e da comunidade LGBT. Sua arte é um espaço de liberdade onde desafia estereótipos de gênero e promove aceitação, celebrando a intimidade e o autoconhecimento.

Exposição - A oficina de desenho é uma atividade interligada à exposição ‘Procurei Amor no Vazio e Encontrei Eco de Mim Mesma’, com trabalhos autorais de Ferdi. As obras se constroem como uma arqueologia íntima, onde fragmentos da infância, ecos de dogmas e resquícios de anseios não correspondidos são reorganizados para criar novas narrativas sobre si. As peças apresentadas – pinturas, objetos, desenhos – evocam um corpo que ora se dobra ao olhar externo, ora se expande em sua própria soberania. A exposição fica disponível para visitação até o dia 23 de maio, no Espaço Expositivo Alice Vinagre, no Espaço Cultural. Os horários de visitação são de 7h às 22h, de segunda a sábado, já aos domingos e feriados, é das 8h às 20h.

Serviço:

Oficina de desenho + Roda de conversa

Desenhar o que nos ama: afetos e complexidades de ser amada.

Ministrante Ferdinnande

Vagas 30

Classificação 18+

Inscrições até 30/04

Dia e horário da atividade 03/05 (sábado), às 16h

Duração 1h30

Local Auditório 4 - Mezanino 2 / Funesc

Formulário de inscrição

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWN2PVBxcO6T0ZwdAxJpnk-P36TOzEar_dyXFnMTnlOzk3_Q/viewform?usp=header

Exposição ‘Procurei Amor no Vazio e Encontrei o Eco de Mim Mesma’

Artista: Ferdinnande

Visitação: Até 23 de maio de 2025

Local: Espaço Expositivo Alice Vinagre - Funesc - Rampa 1 - Mezanino 2

Entrada gratuita

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.