O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, unidade pertencente à rede de saúde do Governo da Paraíba, realizou 719 atendimentos entre a quinta-feira (17) e a meia-noite dessa segunda-feira (21). Durante o feriadão da Semana Santa e Tiradentes também foram realizadas nove cirurgias eletivas e 11 partos.
Foram 163 atendimentos na quinta-feira (17), outros 140 na sexta-feira da Paixão (18), mais 134 no sábado (19), outros 112 no domingo (20) e 170 na segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, totalizando as 719 consultas médicas.
Neste período, a unidade realizou ainda 859 exames laboratoriais, 107 Raios-X, 39 tomografias e registrou a internação de 69 pessoas que, após passarem pelo ambulatório médico e serem medicadas, identificou-se a necessidade de dar continuidade à assistência. Abdome agudo, aborto retido, apendicite, acidente vascular cerebral (AVC), derrame pleural, hemorragia gástrica, infarto agudo do miocárdio (IAM) e infecção do trato urinário foram algumas das causas de internação.
As cirurgias eletivas realizadas na unidade durante o feriadão foram para correção de uma lesão de dorso na mão, fratura de rádio, uma gastrotomia (procedimento cirúrgico que cria uma abertura no estômago através da parede abdominal), apendicetcomia (retirada de apêndice), laqueadura (procedimento cirúrgico de esterilização feminina), colecistectomia (cirurgia para remover a vesícula biliar), serplagem (cirurgia realizada para manter o colo do útero fechado) e passagem de fio K (inserção de um fio de Kirschner através de um osso para fins de fixação).
Entre as causas mais recorrentes de procura pelo serviço ambulatorial e na urgência, destacam-se queixas de dores, com 104 casos, seguido de aplicação de medicação própria, com 68 atendimentos, e diarreia, com 36 registros. Mas o hospital atendeu ainda 27 pessoas com cefaleia e 20 com crise de ansiedade, além de 10 pessoas vítimas de sinistros de trânsito com moto, entre outras ocorrências.
Durante o feriadão, o hospital atendeu ainda 31 pessoas para avaliações de exames, realizou 30 avaliações obstétricas, nove avaliações ortopédicas, sete avaliações oncológicas, quatro avaliações cardiológicas e outras quatro endócrinas, além de uma avaliação pediátrica e outra cirúrgica.
O diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso, afirma que o movimento foi intensificado por conta do feriadão, mas que a unidade se preparou para esse fluxo. “O aumento pela procura do serviço durante o feriadão, de fato, já era esperado, e nos preparamos para isso, tanto no ambulatório, como na urgência, tanto que assistimos todos os pacientes, sem nenhuma intercorrência, mesmo com esse aumento de demanda”, disse o médico.