Quarta, 23 de Abril de 2025
24°C 30°C
João Pessoa, PB

No Dia Mundial do Livro, 23 de abril, a Seap destaca obras publicadas relacionadas ao Sistema Prisional Paraibano

A história de 96 anos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) começa a ser registrada em livro a partir do ano ...

Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
23/04/2025 às 12h50
No Dia Mundial do Livro, 23 de abril, a Seap destaca obras publicadas relacionadas ao Sistema Prisional Paraibano
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

A história de 96 anos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) começa a ser registrada em livro a partir do ano de 2021, quando, na gestão do então secretário Sérgio Fonseca o site da secretaria disponibilizou aversão digital do livro"Reinserção Social no Sistema Prisional Paraibano".

A obra, com 224 páginas, teve suapublicação impressa em junho de 2022, terceiro mês da gestão do secretário João Alves de Albuquerque, que autorizou a impressão de 500 exemplares. O secretário destaca a importância dessas três obras literárias. “São três livros importantes na trajetória da Seap. Essas obras dão início a uma série literária sobre nosso sistema prisional e quis o destino que as publicações surgissem nesses três anos de nossa gestão. Gerações atuais e futuras terão acesso à biblioteca específica sobre a Seap, sobre o trabalho eficiente desenvolvido por nossos policiais penais e servidores administrativos que tem conquistado prêmios nacionais inclusive. Com o passar dos anos, mais livros serão publicados de forma coletiva, muitos profissionais escrevendo os passos da Seap-PB”, pontuou o gestor.

Reinserção Social

O livro “Reinserção Social no Sistema Prisional Paraibano”, idealizado e editado pelo jornalista e policial penal Josélio Carneiro, é uma coletânea de depoimentos escritos por vários servidores da Seap-PB sobre as diversas temáticas que envolvem a reinserção social. Após ser disponibilizado em PDF no Instagram da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba (EGEPEN-PB), o livro, impresso na Gráfica A União, agora também está acessível no site da Seap-PB.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-administracao-penitenciaria/arquivos/livro-seap-versao-final-02-08-22.pdf

Seap 95 anos

No ano de 2023, foi publicada a obra “Seap 95 anos - Secretaria de Estado da Administração Penitenciária”. Além de registros históricos sobre as origens da secretaria, o livro também traz em seu conteúdo artigos de alguns profissionais e dos secretários João Alves e João Paulo Ferreira Barros – titular e executivo, respectivamente. Do ponto de vista de história, esta é, basicamente, a primeira publicação.

O livro contém 235 páginas, também está disponível no Instagram da EGEPEN e no site da Seap.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-administracao-penitenciaria/arquivos/seap-95-anos-livro-11_12_23.pdf

Mulheres que Fazem Acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba

O livro “Mulheres que Fazem Acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba”. Outro projeto editorial do jornalista, escritor e policial penal, foi publicado em 2024 é o livro “Mulheres que Fazem Acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba”. É uma coletânea de 312 páginas com artigos científicos e de relatos de experiência das 35 mulheres autoras. Assinam a obra 16 policiais penais, jornalistas, professoras, assistente social, enfermeira, médica, psicóloga, advogada e uma juíza. Exemplares dessa obra inédita no sistema prisional brasileiro chegaram às mãos da ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, do secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, do governador João Azevedo e a sua esposa Ana Maria Lins, às mãos do vice-governador Lucas Ribeiro e sua esposa Camila Mariz, dentre outras personalidades.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-administracao-penitenciaria/arquivos/mulheres-que-fazem-acontecer-miolo-26_05_2024-1.pdf

Nas orelhas dos três livros o secretário João Alves apresenta o conteúdo de cada uma das obras literárias que dão início a uma série de publicações relacionadas ao sistema prisional paraibano e que já são os primeiros documentos impressos e disponibilizados ao público sobre a quase centenária Seap-PB.

Seap Paraíba

A Seap-PB foi criada em 16 de novembro de 1928 pelo presidente da Paraíba, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, por meio da Lei número 656. A mesma lei criava outras três secretarias. O primeiro secretário foi José Américo de Almeida. Ele e mais quatro paraibanos que assumiram a secretaria também se tornaram governadores da Paraíba.

_______

Ascom-Seap/PB

Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.