Na terça-feira (2), uma importante reunião na Secretaria de Educação do Estado marcou um passo significativo para a educação nas prisões da Paraíba.
No encontro, estiveram presentes, o Secretário de Educação do Estado, Wilson Filho, o Secretário Pedagógico, Edilson Amorim, e o Gerente de Ressocialização do Sistema Penitenciário da Paraíba, João Rosas, representando, o Secretário de Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque.
A pauta central foi a construção de um acordo de cooperação técnica entre as secretarias, visando fortalecer a educação formal em todas as unidades prisionais do estado.
O acordo tem como objetivo principal garantir que 100% das unidades prisionais recebam educação formal, contribuindo assim para elevar os níveis de escolarização e, de forma determinada, combater o analfabetismo entre a população carcerária.
"Essa parceria é fundamental para darmos início a um projeto amplo que visa levar salas de aula para todas as unidades prisionais do estado. Estamos alinhados com a determinação do governador João Azevêdo de apresentar projetos que promovam a educação e a reinserção social dos detentos." Falou o Secretário João Alves.
A iniciativa conjunta das duas secretarias surge em resposta a um chamado do governo estadual para apresentar projetos de pré-execução até a próxima segunda-feira (8). O projeto da Seap está alinhado com a agenda educacional das prisões, buscando implementar um modelo que integre educação formal e técnica nas unidades prisionais da Paraíba.
Com a cooperação técnica em fase de construção, espera-se que essa parceria seja o ponto de partida para uma série de iniciativas que promovam a transformação positiva através da educação dentro do sistema prisional do estado.
Mín. 24° Máx. 30°