O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, atendeu no feriadão de São João, entre os dias 21 e 24 de junho, 499 pessoas. Foram 127 na sexta-feira (21), mais 141 no sábado (22), outras 101 no domingo (23) e ainda 130 na segunda-feira (24). A unidade, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, ainda realizou nove partos, quatro cirurgias eletivas e duas curetagens (procedimento médico recomendado para remover qualquer tipo de tecido do útero). No período, 38 pessoas precisaram ser internadas para cuidados posteriores.
As cirurgias eletivas foram de histerectomia (cirurgia ginecológica que consiste na remoção do útero), ooforectomia (procedimento utilizado para tratar o câncer de ovário ou para evitar o seu surgimento), colecistectomia (cirurgia do aperelho digestivo para retirar a vesícula biliar) e uma fixação de rádio (correção de um osso quebrado no antebraço).
No período do feriadão, o hospital realizou ainda 110 exames de Raios-X e 560 exames laboratoriais. As causas das 38 internações foram constipação, dor abdominal, edema pulmonar, fraturas, hemorragia digestiva alta, crise de hemorroida, hemorragia gástrica, crise hipertensiva, luxação, neoplasia de pulmão, pé diabético, câncer de pulmão, septicemia volvo de sigmoide (uma condição na qual uma determinada porção do intestino sofre uma torção sobre o seu próprio eixo mesentérico), além das pacientes que tiveram bebês e os que fizeram as quatro cirurgias eletivas.
Os casos mais recorrentes no ambulatório médico neste período junino foram de pessoas se queixando de dores diversas, com 86 casos no total, seguidos de avaliação de exames, com 34 registros, além de 27 pacientes que passaram por avaliação cardiológica. Mas o hospital atendeu ainda 21 casos de cefaleia, 20 pessoas com infecção, 19 pessoas com crise de ansiedade, 13 pessoas com sintomas de síndrome gripal, além de seis pessoas vítimas de sinistro de trânsito com motos e uma vítima de arma branca e outra vítima de acidente de trabalho, entre outras intercorrências.
O diretor-geral da unidade, Fábio Cardoso, lembra que o movimento foi intensificado por conta do feriado de São João, mas que isso não impactou na assistência prestada, pois houve todo um preparo interno antecipado para atender esse aumento natural de demanda. “O aumento pela procura do serviço durante o feriadão de São João já era esperado pela tradição de festas juninas no sertão e, de fato, ampliou a procura pelo serviço, mas nos preparamos para isso e realizamos as consultas, exames e atendimentos na urgência, incluindo a realização dos nove partos e das quatro cirurgias eletivas dando uma boa assistência a quem nos procurou também neste período”, finalizou o médico.
Mín. 23° Máx. 29°