O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr Clementino Fraga, unidade pertencente à rede hospitalar do Governo da Paraíba, em João Pessoa, implantou, nesta segunda-feira (17), 55 novos aparelhos de televisão nas enfermarias. A iniciativa faz parte das ações de humanização que o hospital desenvolve para melhor atender seus usuários.
De acordo com o diretor-geral do hospital, Gilberto Teodozio, a humanização do serviço exige muito trabalho e várias estratégias diferentes. Ele reforça que proporcionar entretenimento e conforto resultará positivamente na recuperação dos pacientes. “Humanizar o atendimento não é apenas chamar o paciente pelo nome, manter um sorriso nos lábios constantemente, proporcionar um atendimento fraterno e humano. Vai muito além. É necessário compreender os medos, angústias, incertezas do paciente e seus familiares, dando apoio e atenção permanente”, explicou.
Os pacientes hospitalizados muitas vezes se sentem desconectados do mundo exterior. A televisão pode ser uma janela para esse mundo, mantendo os usuários informados sobre eventos atuais e tendências, possibilitando uma vivência hospitalar mais confortável, acolhedora, humanizada e menos traumatizante.
Para a gerente de Hotelaria do hospital, Gabrielle Diniz, a televisão distrai os pacientes internados, o que pode ser particularmente importante para aqueles que passam longos períodos no hospital. “Temos muitos pacientes com tratamentos longos e frequentemente eles podem ter que lidar com isolamento e solidão. A televisão pode ser uma companhia constante, oferecendo uma sensação de conexão com o mundo exterior”, pontuou.
A instalação dos aparelhos televisivos nas enfermarias garante aos usuários dos serviços ofertados no hospital assistir a programas, filmes ou outras formas de divertimento, gerando uma boa maneira de passatempo, quebrando a monotonia e proporcionando momentos de descontração.
Mín. 25° Máx. 29°