A equipe de fonoaudiologia do Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga está utilizando um recurso clínico para auxiliar os pacientes que apresentam dificuldade na comunicação por meio da fala devido ao agravo da doença. A Prancha de Comunicação Alternativa é uma ferramenta que consiste em um material com ilustrações e símbolos que facilitam o diálogo entre pacientes e a equipe hospitalar.
De acordo com a coordenadora de fonoaudiologia, Laryssa Marcela, que a Prancha de Comunicação Alternativa é um material impresso com ilustrações, símbolos e palavras escritas que indicam ações do cotidiano e emoções que o paciente possa sentir durante a internação. “Usamos esse recurso como comunicação alternativa, para que o paciente possa se expressar melhor. Alguns podem ter uma dificuldade de fala por causa de uma traqueostomia ou uso de ventilação mecânica, por exemplo. Com a prancha eles podem apontar e dizer com precisão o que estão sentindo, o que querem”, disse.
Já a fonoaudióloga Laianna Virgolino Rodrigues explicou que toda a equipe multiprofissional pode fazer uso da prancha para ter essa comunicação mais efetiva com o paciente. “Com a prancha, os profissionais conseguem compreender melhor os comportamentos e anseios do paciente, assim como também podem se fazer compreender de forma mais fácil. Durante os atendimentos os pacientes podem indicar dor, calor ou mesmo pedir uma água com maior precisão”, explicou.
A especialista ressalta que o uso desse recurso repercute no bem-estar físico e emocional do paciente, pois há precisão na comunicação. “Ele passa a fazer parte efetiva do seu próprio tratamento, mesmo sem poder falar. Entender o que se passa com ele, tirar suas dúvidas e mostrar o que o incomoda, o que trouxe maior conforto, é muito importante para a recuperação do paciente, podendo ajudar, inclusive na desospitalização dele”, observou.
No Complexo são atendidos pacientes que vivem com HIV/Aids, Hepatites Virais, Hanseníase e Tuberculose. A utilização da Prancha de Comunicação Alternativa pode ser feita por todos que estejam com dificuldade na comunicação através da fala. Além de ser um recurso clínico, a prancha também é um recurso de humanização, pois da ao paciente o direito de participar do seu próprio tratamento. “Nós trabalhamos aqui vendo o paciente como um ser integral, alguém que precisa de cuidados físicos, mas que também precisa cuidar do emocional, por isso, temos projetos de humanização para tornar o tempo que o paciente passa conosco menos dolorido”, disse Larryssa Marcela.
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