O cantor e compositor Escurinho vai ser enviado a Maceió pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba (Secult-PB), para representar a música paraibana no segundo encontro do ano do Cena Nordeste Festival, que vai ser realizado neste fim de semana. Ele vai se apresentar por volta das 19h30 desta sexta-feira (7), no Centro de Inovação do Jaraguá, e durante o show ele promete mesclar grandes sucessos com músicas novas, incluindo aí aquelas que foram incluídas em seu último álbum, “O Bom é Tomar Cuidado”.
O Cena Nordeste Festival é uma ação centralizada pelo Consórcio Nordeste com a participação das secretarias de estado de cultura dos nove estados da região. A cada mês, o encontro acontece numa capital nordestina diferente, com o envio de artistas de diferentes linguagens. Na capital alagoana, a Secult-PB ficou responsável pela música, e Escurinho foi o artista escolhido no processo de curadoria que foi realizar previamente.
Ao falar do show que vai realizar em Maceió, o artista destaca alguns sucessos que ele vai embalar, como “Cadê as Flores”, “Paraíba” e “Garota Safada”. Ele se diz satisfeito em participar de um intercâmbio artístico-cultural como o Cena Nordeste. “Eu me sinto honrado em poder representar o estado em que eu vivo e onde produzo meu trabalho. A expectativa é a melhor possível”, pontuou.
Escurinho destaca sua relação com o público alagoano e diz que já existe uma “certa curiosidade” da população local com o seu trabalho. “Há dois anos eu estive em Maceió com o guitarrista JR Espínola, quando fiz uma pequena turnê para comemorar meus 60 anos. E nesse período tivemos uma boa receptividade”, ressaltou.
O músico aproveitou também para destacar a iniciativa do Consórcio Nordeste em incentivar essa circulação de artistas nordestinos pelos diferentes estados da região. “O Consórcio Nordeste e os demais estados nordestinos estão de parabéns por misturar diversas linguagens culturais num único evento. Isso é muito importante. Os artistas e toda a arte precisam dessa parceria”, destacou. “A autoestima do nosso povo também depende dessas ações de fortalecimento da cultura”, completou.
O Cena Nordeste em Maceió começa nesta sexta-feira (7) e se estende pelo sábado (8), a partir de uma iniciativa da Câmara Temática da Cultura do Consórcio Nordeste, que tem a Paraíba como coordenadora. O evento é itinerante, até o final do ano vai passar por todas as capitais nordestinas e acontece sempre de forma totalmente gratuita.
As linguagens que são apresentadas a cada edição são arte urbana, audiovisual, circo, cultura popular, dança, forró, música e teatro. “É um evento de grandiosidade inédita, que ajuda a demonstrar toda a diversidade cultural do Nordeste. Mas ao mesmo tempo que apresenta essa diversidade, fortalece igualmente uma unidade e uma força política que vem dando resultado desde que o Consórcio Nordeste foi fundado”, explica Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba.
Em Maceió, vai ter forró do Maranhão, grupo de cultura popular do Piauí, audiovisual de Pernambuco, arte urbana do Rio Grande do Norte, apresentação circense de Sergipe, grupo de dança do Ceará, teatro da Bahia e música da Paraíba.
O Cena Nordeste Festival começou em João Pessoa nos dias 10 e 11 de maio, e agora chega a Maceió. Os demais encontros acontecem em São Luís (5 e 6 de julho), Teresina (2 e 3 de agosto), Recife (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).
Mín. 25° Máx. 29°