A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) concluiu nesta quinta-feira (6) o treinamento “Preenchimento do SISDEPEN”. A capacitação ocorreu dias 5 e 6 no Centro Estadual de Formação de Professores, em Mangabeira.
O treinamento foi ministrado pelos policiais penais federais Laylson Américo de Sousa Dias e Thiago Fabiano Moreira, da Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPPEN, a Convite da Seap-PB.
O policial penal federal Thiago Moreira avalia que a Paraíba está de parabéns pela participação dos cerca de 200 policiais penais, diversos deles gestores de unidades prisionais. “A receptividade aqui da Paraíba foi excelente. É o estado onde a gente fez o treinamento com o maior número de pessoas. Então houve um engajamento muito bom da Secretaria em reunir pessoas do estado todo. Presencialmente. Que é uma outra atribuição que a gente considera bem importante. As pessoas ficaram à vontade para conversar pessoalmente com a gente. Fazer as perguntas, os questionamentos”
O instrutor enfatizou que os diretores e diretoras de cadeias e presídios tiveram consciência da importância preenchimento correto na distribuição dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional. “Uma boa coleta de dados se transforma numa boa distribuição de recursos, uma distribuição de recursos qualitativa”, pontuou.
Para o diretor da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba, policial penal e professor Mazukyevicz Nascimento Silva, “Com a realização desse curso em parceria com a SENAPPEN, a Administração Penitenciária da Paraíba mostra a gestão compartilhada no sentido da capacitação dos seus quadros de policiais penais, sempre no sentido da melhoria dos serviços prestados à população. Importante que se diga também que a Secretaria tem incentivado a capacitação tanto nas áreas técnicas quanto nas áreas de gestão e de aperfeiçoamento pessoal e profissional”.
O coordenador do Centro de Operações Penitenciárias (COPEN), policial penal Marcel Cantalice, avalia que o treinamento contribui com a profissionalização da categoria. “a gente vai poder informar sobre uma questão mais precisa dos dados e as informações de todo o Sistema Penitenciário Paraibano. E esses dados não só vão ser utilizados aqui dentro do nosso estado para tomar as decisões, mas também disponibilizado para o Brasil e a SENAPPEN também que hoje disponibiliza para o mundo”.
Marcel Cantalice acrescenta que os dados vão ser utilizados pelos nossos gestores, pelo secretário João Alves, pela GESIPE e os outros setores para a tomada de decisões do nosso sistema. “Com essas informações, eles tendo o real quadro do nosso estado, vão poder agir de forma mais ágil e essas informações naturalmente vão alimentar o sistema nacional.
De seis em seis meses a SENAPPEN gera um relatório nacional que é publicado para todo o Brasil subsidiando várias instituições, não somente o sistema penitenciário, mas o governo do estado, o governo federal o Ministério Público, O Conselho Nacional de Justiça e outros órgãos, sobre a população nas prisões, quantos estão em atividades educacionais e laborais, dentre outras estatísticas.
A diretora da cadeia da cidade de Juazeirinho, Auristela Camelo, participou ativamente do treinamento e opina sobre a capacitação: “O treinamento foi extremamente esclarecedor. Eu quero parabenizar a iniciativa da Seap. Acredito que agora, dirimidas algumas dúvidas, o nosso trabalho vai fluir da melhor forma possível”.
________
Josélio Carneiro/Ascom/Seap
Mín. 25° Máx. 29°