A Galeria Archidy Picado, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), recebe a partir da quinta-feira (6) a exposição ‘Arte Nua e Crua’, assinada pelo Mestre Zé Pituca. As obras em argila podem ser visitadas gratuitamente no ambiente expositivo, que fica localizado no subsolo do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa.
Zé Pituca é natural de Areia-PB. Foi lá, durante o Festival de Areia de 1976, que ao participar de uma oficina de escultura com Jackson Ribeiro, seu entusiasmo de menino pela expressão criativa despertou a curiosidade artística. Filho de artesã e músico, bisneto de louceira, Zé Pituca traz como matéria-prima de suas obras o barro, em sua cor natural.
As peças remetem à vivência interiorana, situações fantasiosas e sexuais. Seu trabalho aborda ainda temas religiosos e seculares, explorando a heterogeneidade da composição com elementos antropomórficos. Homem e animal se entrelaçam em corpos que desafiam começos e fins, capturando múltiplas noções de tempo em uma obra de caráter coletivo e acontecimentos simultâneos.
A exposição ‘Arte Nua e Crua’, que tem a curadoria de Rita de Cássia do Monte Lima, fica aberta para visitação até o dia 10 de julho. A entrada é gratuita.
Esta é a segunda exposição do Edital de Ocupação 2024 da Galeria Archidy Picado, lançado pela Funesc. A ideia é dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por artistas, em especial, os que possuem ligação com a Paraíba.
Serviço:
Exposição ‘Arte Nua e Crua’, de Zé Pituca
Local: Galeria Archidy Picado
Período de Visitação: 6/6/2024 a 10/7/2024
Horário: seg. a sex. - 8h às 12h e 13h às 17h
Sábados, domingos e feriados - 10h às 16h
Entrada gratuita
Mín. 25° Máx. 29°