O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) realizou, na tarde desta segunda-feira (20), a aula inaugural do curso de Corte e Costura. A vice-presidente do Cendac, Hellen Farysa, deu as boas-vindas às alunas e informou como será realizado o curso, que deve ter a duração de 80h.
“O Cendac é uma instituição sem fins lucrativos, que vem realizando diversos cursos profissionalizantes em João Pessoa e outras cidades da Paraíba, a exemplo de Campina Grande e Pombal, onde ficam nossas filiais. Agradecemos a vocês por terem se matriculado em mais um curso que estamos oferecendo e esperamos que ao final consigam alcançar os seus objetivos”, afirmou.
Magali EmíliaVaca mora no bairro do Cabo Branco, e soube por meio de uma amiga que o Cendac estava com inscrições abertas para o curso de corte e costura. “Eu tenho alguma noção de cortes em tecidos, faço pequenas costuras em roupas, mas quero melhorar o que sei, saber costurar roupa mesmo para poder ajudar a entidade espírita que participo e que ajuda crianças e mães carentes, nos Bancários”, contou.
Dona Edna Maria Ferreira é moradora do Colinas do Sul e sempre ligava para o Cendac para saber quando iam começar os novos cursos. “Eu sempre quis aprender a costurar. Cuidei de minha mãe por três anos e agora que estou com o tempo mais livre, vi que era o momento de aprender algo novo e este curso veio em boa hora”, disse a dona de casa.
Natália Santos foi outra dona de casa que se matriculou no curso profissionalizante de corte e costura. Ela mora no Distrito Mecânico e já sabe costurar. “Eu quero melhorar o que já sei, aprender mais. Já faço consertos simples, como uma barra de saia, aperto cintura de calça, coloco ziper, mas quero montar um negócio para mim”, afirma.
As alunas terão aulas 4 dias durante a semana e irão aprender, segundo a professora Bernadete Agripino, responsável por esta turma, noções de tabelas e medidas, noções de modelagem, costura em máquina reta industrial e doméstica, colocação de aviamentos, acabamento e controle de qualidade na confecção, segurança e prevenção de acidentes no trabalho, conhecimento de tecidos e agulhas, manuseio de equipamentos, etc. “Algumas alunas já têm experiência como costureiras e isso vai facilitar o aprendizado, até auxiliando as demais nas questões mais dificeis. Ao final do curso, cada uma deve apresentar uma peça de roupa como aproveitamento final do curso.” explicou.
A coordenadora pedagógica do Cendac, Klycia Felix, informou que o curso de Corte e Costura faz parte de um convênio com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Humano (Sedh) e ao final, todas as aulas receberão certificado.
Mín. 25° Máx. 29°