Foi lançada hoje (15) a Caravana Intersetorial do Adolescente na Paraíba, evento que conscientiza crianças e jovens sobre os perigos da gravidez precoce e também faz alusão ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que acontece dia 18 de maio.
O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Secretaria da Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana. A gerente executiva de protagonismo, Neilze Correa, participou do evento representando a Secretaria de Educação.
Neilze destacou, na abertura da solenidade, que a conscientização da comunidade escolar é muito importante para auxiliar os estudantes a combaterem os abusos. Ressaltou que nas escolas há profissionais capacitados para ajudar. “Essa junta de profissionais na Secretaria do Estado da Educação, tem sido ampliada. Digo a vocês estudantes que a cada dia nós estamos fazendo um trabalho para que vocês se sintam melhor no ambiente escolar”, explicou.
Falou também que os professores fazem o trabalho de escuta para identificar e acolher os estudantes da rede pública do estado. “Eu sei que os nossos professores, em grande maioria da rede pública, fazem esse trabalho de escuta”, destacou.
A secretária executiva da Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, ressaltou a participação dos jovens como multiplicadores destes cuidados na prevenção aos assédios. “Vocês não estão sozinhos naquelas situações”, salientou Renata, que destacou a atuação conjunta dos diversos órgãos ali representados.
O professor Manuel Messias, da ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho, localizada no bairro de Mangabeira, na capital, trouxe cerca de 45 estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio, na maioria meninas, para participarem do evento. “Esse assunto deveria ser trabalhado em todas as disciplinas, assim, a importância do tema por uma infância e adolescência sem exploração, faz com que alunos repliquem essa ideia, eles repliquem essa consciência”, ressalta.
A estudante Maria Gebraeli Raposo, 15 anos, do 2º ano da ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho, ficou muito interessada em participar das palestras pois acredita que esse tema dever ser melhor abordado. “A gente consegue ter noção se algum dia, alguma de nós, mulheres e crianças também, passar por esse problema de exploração, tanto sexual ou outro tipo de exploração, então pra mim tem extrema relevância esse tema”, conta.
Também participaram da solenidade de abertura da caravana representantes da Secretaria do Desenvolvimento Humano, Secretaria de Cultura, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude de João Pessoa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde - Cosems, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Associação dos Conselhos Tutelares da Paraíba e Secretaria de Segurança e da Defesa Social.
A caravana também será realizada nas cidades de Campina Grande, no dia 23/5, e Patos, 28/5.
Mín. 24° Máx. 29°