Segunda, 05 de Outubro de 2026
23°C 31°C
João Pessoa, PB

Maternidade de Patos reúne alunos, professor e autoridades em aula inaugural do projeto ‘Alfabetizando com valor’

Por: Redação Fonte: Eliane Sobral
12/09/2015 às 09h00
Maternidade de Patos reúne alunos, professor e autoridades em aula inaugural do projeto ‘Alfabetizando com valor’

A aula inaugural do projeto ‘Alfabetizando com valor’ reuniu, na noite desta quinta-feira (10), os alunos, a professora do curso, representantes da Maternidade Dr. Peregrino Filho, da Secretaria de Educação de Patos, diretores de unidades de saúde locais e convidados. Além dos discursos sobre a iniciativa, que é pioneira na região, foram assinadas as atas formalizando a parceria e entregues os kits aos estudantes que começam as aulas já a partir da próxima segunda-feira (14).

O diretor geral da Maternidade, Dr. Odir Pereira Borges Filho, falou da importância do projeto e da felicidade da unidade poder proporcionar esse aprendizado para seus funcionários. “Conhecimento é algo que a gente leva para a vida toda e que só nos acrescenta, daí a grande importância desta iniciativa que é dar a oportunidade de nossos funcionários avançarem, aprenderem e melhorarem de vida”, destacou Dr. Odir, lembrando que o projeto reflete uma preocupação do Instituto Gerir de promover mudanças positivas na vida das pessoas onde quer ele atue.

A secretária de Educação de Patos, Adalmira Marques da Silva Cajuaz, mesmo estando de licença médica, fez questão de participar da aula inaugural e destacar a importância da iniciativa. “O Instituto Gerir, que administra a Maternidade, está de parabéns pelo projeto e estamos muito felizes de ter feito essa parceria que além de inédita, nos inspirou a buscar novos parceiros a fim de ampliar esse trabalho cujo alcance social e incomensurável”, disse Adalmira. Em seu discurso, a secretária enalteceu a oportunidade que essa parceria está dando para os alunos, destacando que esse ganho de conhecimento é muito mais importante que qualquer outro. “Uma promoção, um aumento de salário, são questões pontuais, mas conhecimento é um valor que agregamos que ninguém nos tira e é isso que esse projeto vai disponibilizar”, disse ela.

O projeto ‘Alfabetizando com valor’ vai possibilitar que funcionários da Maternidade possam estudar e se alfabetizar no próprio ambiente de trabalho. A ideia surgiu a partir da identificação de que entre os profissionais que atuam na Maternidade ainda existiam pessoas que não são alfabetizadas ou que tem dificuldade em ler e escrever. A psicopedagoga Jussineide Brito será a professora do projeto, cujas aulas acontecerão de segunda a sexta, das 19h as 21h30, no auditório do Banco de Leite, que funciona num prédio anexo ao da Maternidade.

Durante a aula inaugural, os alunos receberam seus kits que contém caderno, lápis, borracha, caneta, tesoura, cola, régua, além de duas blusas que serão usadas como fardamento. “A grade curricular do projeto será a mesma do programa de Educação de Jovens e Adultos –EJA e a sala será multi seriada em função dos diferentes níveis de escolaridade ou ausência dele nos 17 estudantes matriculados”, explica Jussineide Brito. Os recursos didáticos e materiais, o professor e o supervisor serão responsabilidade da Secretaria de Educação de Patos. A maternidade elaborou o projeto, encaminhou-o a Secretaria de Educação, identificou os alunos e disponibilizou o espaço e custeará o lanche dos estudantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.