Segunda, 05 de Outubro de 2026
23°C 31°C
João Pessoa, PB

O "PAPA-FIGO"VOLTOU?

Por: Redação Fonte: Anchieta Guerra
11/09/2015 às 08h07

Recentemente, na cidade de Patos-Pb, surgiu um boato de que, um carro preto, conduzido por um homem acompanhado de uma mulher, estaria tentando raptar algumas crianças na cidade, para que fossem retirados seus órgão internos para serem vendidos aos traficantes de órgãos humanos.

Houve, então, um alvoroço por toda cidade. Por onde você passava, o assunto era comentado. As mães, principalmente, ficaram em pânico! As crianças e os adolescentes ficaram temerosos e apreensivos. Em face disso, algumas pessoas procuraram a Delegacia de Policia, para denunciarem o fato. No entanto, o Delegado de plantão, lhes garantiu que nenhum caso de desaparecimento tinha sido registrado até aquele momento. Desse modo, as coisas começaram a se acalmarem, e, a rotina voltou ao normal, para sossego de todos!

Nesse ínterim, no entanto, algumas pessoas voltaram a questionar: se isso não estaria vinculado às velhas lendas folclóricas que perdurou por muitos anos no Brasil e, especialmente, no Nordeste: na Paraíba e em Pernambuco?

Estamos nos referindo do famoso: “Papa-figo”! Que assombrou crianças, adolescentes, e até mesmo, adultos!

O “Papa-figo” era, na imaginação popular, um ser humano que estava acometido de uma doença (Lepra ou hanseníases) que, para poder se curar, necessitava de fígado de criança para comer, pois, serviria para purificar o seu sangue, que, conforme se boatava, era a única maneira ou o único “remédio” da cura!

E, Assim, muitas mães e pais, além das pessoas mais idosas, começaram a assombrarem as crianças com a insinuação de que: toda criança que desobedecesse aos pais ou aos mais velhos, o “papa-figo” pegava para tirar o “fígado” e comê-lo!

Era, na verdade, uma grande “arma” que servia para disciplinar as criança e os adolescente, quando dos “maus feitos” que praticavam.

Os “Papa-figos, que, aparentemente, eram caracterizados por uma aparência “temerosa” pelas pessoas. Seriam seres humanos com aparência de “lobisomem” ou um “negro bem velho” que carregava um saco nas costas. Porém, eles, por serem pessoas de “boas posses”, ficavam em casa e mandava seus “servos” fazerem os raptos das crianças.

Moral da historia:

Essa lenda, que embora, tenha sido tenebrosa, serviu, em parte, como “instrumento” de educação, moral e disciplina para muitos jovens de nossa época. O medo, apesar de assombrar as crianças, tinha seu lado positivo, ou seja, as crianças obedeciam “cegamente” aos seus pais quando era mencionado o nome do “Papa-figo”!

Resumindo: O homem, em toda sua historia procurou explicação para tudo. No caso dos “Papa-figos”, não seria diferente. Mas, como a historia registra os fatos e os acontecimentos, resta-nos ver essa passagem; essa lenda, como mais uma criação folclórica do povo Brasileiro!   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.