Terça, 06 de Outubro de 2026
22°C 31°C
João Pessoa, PB

Banco de Leite da Maternidade de Patos precisa aumentar seu estoque

Por: Redação Fonte: Assessoria
12/02/2015 às 07h55
Banco de Leite da Maternidade de Patos precisa aumentar seu estoque
O período que compreende os meses de dezembro e março é sempre de queda nos estoques dos bancos de leite humano em diversas partes do país. O fenômeno se dá em função das viagens, festas de fim de ano, férias e o período de carnaval, quando a arrecadação cai drasticamente devido à falta de doadoras. No Banco de Leite Humano Dr. Vilani Kehrle, da Maternidade de Patos, por exemplo, em janeiro último, a arrecadação foi de 56 litros de leite, enquanto que a demanda pelo produto foi de 69 litros.

Diante da situação, a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Joana Sabino de Almeida, faz um apelo para que a mães que possuem uma boa produção de leite doem para que se possa oferecer uma boa fonte de nutrição dos recém-nascidos, principalmente os prematuros, até que eles se tornem aptos a sugar o seio da mãe.

“Temos que auxiliar os bebês que estão na UTI Neonatal. Esses bebês dependem exclusivamente das doações porque ainda não conseguem mamar. A situação é crítica porque trabalhamos sempre com um estoque que não atende à demanda”, explicou Joana, frisando que os bebês que estão na UTI muitas vezes passam 15 dias, um mês, até receberam alta, alimentando-se apenas do leite do Banco.

Ela frisou ainda que existem três postos de arrecadação de leite ligados à Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos. “Um está em Pombal, o outro em Santa Luzia, e o outro na Maternidade. Os bancos de Leite de Santa Luzia e Pombal fazem coleta domiciliar também”, destacou Joana Sabino, lembrando que nos Bancos existe uma equipe de vários profissionais (coordenador-enfermeiro; bioquímico; técnicos e auxiliares de enfermagem) pronta para atender as doadoras.

“Nosso Banco de Leite atingiu o padrão de excelência na avaliação da estrutura física, equipamentos, funcionários e nos serviços prestados à população e devemos avançar nisso. O Gerir vem dando atenção especial ao Banco de Leite, que é um importante equipamento que temos aqui na Maternidade para salvar vidas”, garantiu Edsamuel Araújo, superintendente da Organização Social Instituto Gerir, que administra a maternidade desde junho de 2013, através de um contrato de pactuação com o Governo do Estado.

Como ser doadora?

Para ser doadora é só entrar em contato através dos telefones 3423-2157 e 3421-5252, que a equipe do Banco de Leite faz atendimento domiciliar, orienta a mãe com os procedimentos básicos de higiene de manuseio do leite e da ordenha mamária, como também leva um kit esterilizado que o Banco de Leite contendo (gorro, luvas, máscara, vidro esterilizado e etiqueta identificadora) para que o leite seja ordenhado com qualidade. A equipe do Banco de Leite passa três vezes na semana arrecadando o leite ordenhado em domicílio. Vale lembrar que todo leite coletado, após passar pelo processo de controle de qualidade, feito no próprio laboratório do BLH por um bioquímico, é armazenado em frascos de vidro esterilizados e colocados em freezers. O material coletado tem validade de seis meses.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.