Terça, 06 de Outubro de 2026
22°C 31°C
João Pessoa, PB

Você sabia? Número de votos válidos para presidente e governador costuma ser menor que de deputado federal e estadual

Por: Redação Fonte: Boas Novas PB
04/10/2014 às 18h35
Você sabia? Número de votos válidos para presidente e governador costuma ser menor que de deputado federal e estadual
O número de votos válidos nas eleições de Presidente da República e Governador da Paraíba costuma a cada eleição ser menor do que o registrado para deputado federal e deputado estadual, segundo levantamento do Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE, junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
 
Nas eleições 2010, por exemplo, a cidade de Patos registrou no primeiro turno das eleições para Governador, um total de 46.581 votos válidos e 47.365 votos válidos para presidente da República.
 
Na corrida proporcional, os 61 candidatos votados em Patos, juntamente com os 3.479 votos de legenda, contabilizaram 48.764 votos válidos, enquanto para deputado estadual, foram 49.209 votos válidos, sendo 45.177 nominais de 165 candidatos e outros 4.032 votos de legenda.
 
Ainda de acordo com o INPPE, os números mostram que para governador e presidente da república, a diferença foi de apenas 784 votos, o que configura pouco mais de 1% de diferença entre os cargos majoritários.
 
Na corrida proporcional, a diferença no número de votos válidos foi de apenas 445 votos, o que configura menos de um ponto percentual em relação aos cargos de deputado estadual e deputado federal. 
 
Em outro comparativo, o número de votos válidos para deputado estadual chegou a ser 2.628 a mais do que para governador,configurando uma diferença superior a 5%. Em relação a Presidente da república, a diferença foi de 1.844 votos válidos, o que vem a ser cerca de 4% do total apurado.  
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.