O III Encontro das Mulheres do Agro acontece nesta terça-feira (20), a partir das 8h30, no auditório da 55ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industriais (Expapi), realizada no Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho, em Campina Grande. O evento é promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB) e terá como tema principal o “Programa Antes que Aconteça”, de prevenção à violência contra as mulheres, que terá como palestrante a coordenadora estadual do programa e segunda-dama da Paraíba, a advogada Camila Mariz.
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, ressalta que a realização do Encontro das Mulheres do Agro tem por objetivo inserir e reconhecer a importância da mulher no setor agropecuário. “É uma ação importane que precisa acontecer para que se reconheça, cada vez mais, o protagonismo da mulher no agro, no campo”, aponta. Ele conta que durante os encontros são tratados temas fundamentais para as mulheres. “É um espaço que se busca inserir e discutir temas essenciais para as mulheres. Da presença da mulher na cadeia produtiva do agro às temáticas do dia a dia da mulher e também fundamentais, como o combate à violência”, complementa.
A mediação da palestra de Camila Mariz sobre o “Programa Antes que Aconteça” será feita pela assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles. Ela conta que a a escolha do “Programa Antes que Aconteça" para ser abordado no Encontro das Mulheres do Agro ocorre “porque a gente identificou que as mulheres, na sua grande maioria, não conseguem identificar o tipo de violência de que são vítimas. Elas pensam que a violência para existir tem que ser física, tem que deixar marcas visíveis no corpo. E a gente sabe que não é assim, que têm vários tipos de violência”.
Márcia Dornelles acrescenta que “muitas mulheres estão sofrendo e você sabe que não chegaria a esse ponto se alguém, em algum momento, dissesse isto é violência psicológica, isso é violência patrimonial”. Portanto, ela lembra que o objetivo da palestra é despertar nas mulheres vítimas de violência que existe saída, que há uma rede de apoio pronta para ajudá-la a sair do ciclo da violência.
O Encontro de Mulheres do Agro terá, ainda, outras atividades na sua programação. Ainda durante o período da manhã haverá um pocket show com o “caricantor” Sócrates, e o lançamento do livro “Mulher D’Onde o Sol Nasce Primeiro”, da escritora Liliane Fell.
Já no turno da tarde, às 14h, o III Encontro de Mulheres do Agro terá na programação a oficina “Gastronomia Rural”, com o Chefe Cumpade João, também no auditório da Expapi. Será um momento de descontração, no qual as participantes encontrarão um ambiente para trocar ideias sobre vários temas, enquanto têm contato com o fazer receitas típicas do meio rural.
Sobre os encontros - Sobre a necessidade de se discutir o protagonismo das mulheres e a criação do espaço Encontro das Mulheres do Agro, Márcia Dornelles explica que foi percebido pela Sedap-PB durante a realização das feiras e exposições. “Em 2023, nós fizemos um mapeamento das feiras e exposições e já identificamos naquele momento a falta de protagonismo das mulheres nesses espaços”, ressalta. Ela acrescenta que a realização do evento é feita dialogando e ouvindo as necessidades das mulheres do município onde o evento está inserido: “Nunca fizemos uma receita de bolo. A gente sempre fez a receita a partir da necessidade daquele município e escutando atentamente as pessoas que lá moram, respeitando as particularidades”.
Márcia Dornelles lembra que as parcerias têm sido fundamentais para o crescimento do Encontro das Mulheres do Agro. Ela cita que o Sebrae-PB participa ativamente, desde o primeiro momento, no processo de articulação junto aos municípios. Outros parceiros são a Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), a Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco) e mais recentemente o Banco do Nordeste.
A 55ª Expapi foi aberta nesse domingo (18) e prossegue até o próximo domingo (25). O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB, juntamente com Sebrae-PB e da Apacco. A Empaer-PB também está presente no evento, que conta ainda com o apoio da Federação da Agricultura da Paraíba (Faepa-PB) e do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB).