Segunda, 19 de Maio de 2025
24°C 28°C
João Pessoa, PB

Ministro da Fazenda participa de audiência na Câmara sobre imposto de renda e empréstimos consignados

As comissões de Finanças e Tributação; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promovem, na quarta- feira (21), uma audiên...

Por: Redação Fonte: Agência Câmara
19/05/2025 às 14h25
Ministro da Fazenda participa de audiência na Câmara sobre imposto de renda e empréstimos consignados
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

As comissões de Finanças e Tributação; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promovem, na quarta- feira (21), uma audiência pública com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O debate atende a pedido dos deputados Pedro Paulo (PSD-RJ), Florentino Neto (PT-PI), Kim Kataguiri (União-SP), Bacelar (PV-BA) e Laura Carneiro (PSD-RJ).

A audiência será realizada a partir das 10 horas. O local da reunião ainda não foi definido.

Imposto de Renda
Pedro Paulo e Bacelar querem que Haddad fale sobre os impactos da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil ( PL 1087/25 ).

"A redução do imposto, com vigência prevista a partir de janeiro de 2026, constitui redução de tributo de caráter não geral, enquadrando-se como renúncia de receita", afirma Bacelar.

Empréstimos
Kim Kataguiri, por sua vez, quer explicações sobre o anúncio do programa de empréstimos consignados lastreados no FGTS. "A campanha institucional de divulgação da medida foi marcada por forte associação nominal e visual à figura do Presidente da República", criticou.

"[O modelo anunciado] expõe o trabalhador a riscos elevados, ao permitir o comprometimento de seu fundo de garantia em troca de empréstimos a juros potencialmente abusivos", alerta o deputado.

Já Florentino Neto quer que o ministro apresente o que o governo tem feito, seus desafios e suas prioridades para este ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.