Segunda, 19 de Maio de 2025
24°C 28°C
João Pessoa, PB

Comissão debate impactos e relevância da hidrovia Paraguai-Paraná

O debate atende a pedido do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Ele argumenta que o governo argentino suspendeu recentemente uma ...

Por: Redação Fonte: Agência Câmara
19/05/2025 às 11h37
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (20), audiência pública sobre os impactos e relevância da hidrovia Paraguai-Paraná. O debate será realizado às 15h30, em plenário a ser definido.

O debate atende a pedido do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Ele argumenta que o governo argentino suspendeu recentemente uma licitação bilionária para a concessão da Hidrovia Paraguai-Paraná, após denúncias de irregularidades, falta de transparência e possível favorecimento de empresas específicas, o que gerou preocupações entre empresas brasileiras sobre o risco de aumento nas tarifas e perda de competitividade nas exportações.

“São grandes obras de dragagem com forte interesse de empresas belgas, holandesas e chinesas, focadas em serviços estimados em mais de US$ 400 milhões por ano, sob um contrato de concessão que pode durar até 60 anos”, afirma.

Bragança acrescenta que uma significativa parcela da produção nacional já utiliza e utilizará ainda mais a hidrovia, essencial para conectar as regiões Oeste e Centro-Oeste do Brasil ao Oceano Atlântico Sul. "O elevado custo projetado para o pedágio na hidrovia poderá afetar diretamente setores essenciais como grãos, carnes, cimento, combustíveis, cargas gerais e especialmente o minério de ferro", afirma.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.