A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate, nesta terça- feira (20), a alfabetização com bases científicas. O debate atende a pedido da deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e será realizado a partir das 14 horas. O local da reunião ainda não foi definido.
A deputada destaca que a alfabetização é um pilar fundamental para o desenvolvimento educacional e social do país. Para ela, compreender as melhores práticas baseadas em evidências é fundamental para a formulação de políticas públicas eficazes.
"Experiências educacionais positivas nos primeiros anos aumentam a probabilidade de sucesso acadêmico e profissional posterior. A alfabetização, em particular, é a porta de entrada para o domínio de outras disciplinas, como matemática, ciências e estudos sociais", destaca a deputada.
Ela afirma que a concepção de alfabetização na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) precisa ser confrontada com os conhecimentos da psicolinguística e da ciência cognitiva da leitura – áreas que oferecem insights valiosos para melhorar as metodologias de ensino.