Sexta, 16 de Maio de 2025
23°C 27°C
João Pessoa, PB

SES conhece experiências exitosas na Planificação da Atenção à Saúde em Uberlândia (MG)

A equipe da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) realizou, nos dias 12 e 13 de maio, uma visita técnica ao município de Uberlândia, em...

Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
16/05/2025 às 12h00

A equipe da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) realizou, nos dias 12 e 13 de maio, uma visita técnica ao município de Uberlândia, em Minas Gerais, com o objetivo de conhecer de perto as práticas desenvolvidas no âmbito da Planificação da Atenção à Saúde. O município é Centro Colaborador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e referência nacional na implementação desse modelo de gestão.

Durante a visita, foram percorridos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e hospitalares, possibilitando uma imersão nos processos que estruturam as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do município. De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, a Planificação é um instrumento estratégico que visa a qualificação da assistência por meio de uma metodologia baseada em ações educacionais que promovem a organização e integração entre os diferentes níveis de atenção.

“A experiência de Uberlândia mostra como a organização em rede, com processos bem definidos e integração entre os serviços, pode resultar em uma atenção mais qualificada e resolutiva. Essa vivência nos orienta sobre as ações que desenvolvemos na Paraíba, especialmente no fortalecimento da Atenção Primária e na articulação com os serviços especializados para garantir um cuidado ainda mais efetivo e humanizado”, destacou Ari Reis.

A equipe da SES-PB também conheceu a rede colaborativa implantada em Uberlândia, o sistema de informação utilizado para registros, monitoramento e avaliação, bem como os macroprocessos instituídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) voltados ao cuidado contínuo e ao autocuidado apoiado de usuários com condições crônicas. Ainda foi destaque a articulação entre a APS e o Hospital, no âmbito da rede materno-infantil, reforçando a importância da integração no cuidado em saúde.

Para a gerente operacional de Atenção Básica da SES-PB, Roseanny Marques, a experiência observada em Uberlândia oferece subsídios valiosos para a aplicação do modelo de Planificação no estado da Paraíba. “Compreendemos que isso deverá passar pelo matriciamento e fortalecimento da APS como coordenadora do cuidado, além da modelagem dos ambulatórios especializados, garantindo uma governança em rede efetiva, resolutiva e integrada entre os diversos níveis de atenção à saúde”, pontuou.

A visita também foi acompanhada pela assistente de gabinete da SES-PB, Vanessa Oliveira, que representou a Atenção Especializada; a gerente executiva de Regulação e Avaliação da Assistência, Lidiane Nascimento; a gerente operacional do Complexo Regulador Estadual, Vanessa Monteiro Costa, entre outros representantes da rede estadual de Saúde. Também participaram da agenda o secretário executivo do Conass, Jurandir Frutuoso; a assessora técnica, Maria José Evangelista e a consultora Rubia Barra; além do representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas), entre outras autoridades e lideranças em saúde pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.